• Seminário irá discutir a inclusão de PCD no mercado de trabalho

Seminário irá discutir a inclusão de PCD no mercado de trabalho

12 Fev, 2019 14:47:37 - Educação

Orleans (SC)

A inclusão de pessoas com deficiência – PCD, é um dos principais desafios das organizações na atualidade. Desta forma o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave em parceria com a Indústria Santa Luzia, Moldurarte e Sul América Molduras, promovem a primeira edição do Seminário Regional Inclusão de PCD no Trabalho e Feirão para captação de currículos.

O evento será realizado no próximo dia 26 de fevereiro, à partir das 09 horas, no Centro de Vivência do Unibave, com entrada gratuita, os participantes devem apenas garantir sua inscrição previamente no site www.unibave.net.

O evento tem o objetivo de discutir a legislação atual sobre a inclusão da pessoa com deficiência – PCD no mercado de trabalho e contará com a palestra de Luciana Xavier Sans de Carvalho, coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho em Santa Catarina, e a palestra de Alberto de Souza, chefe da Seção de Inspeção do Trabalho em Santa Catarina e coordenador de aprendizagem.

De acordo com a psicóloga Natália Cesino Avelino, que trabalha no setor de Recursos Humanos da empresa GDM, mesmo com a ampla divulgação feita pelas empresas da região em diversos canais de comunicação, a informação das vagas disponíveis para PCDs não chega para todos. A psicóloga relata que muitos não sabem o quanto as empresas estão abertas para receber pessoas com deficiência ou reabilitadas do INSS.

“A ideia é mostrarmos para a sociedade que temos essas vagas, que é importante estarmos acolhendo as pessoas com deficiência e o quanto a gente pode melhorar o acesso para essas pessoas no mercado de trabalho. Será um aprendizado mútuo tanto para a empresa quanto para o colaborador”, ressaltou Natália.

Segundo o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência. Ou seja, quase 24% da população é composta por alguém que possui algum tipo de deficiência. “Esta é uma oportunidade para ampliarmos nossos conhecimentos sobre a Lei 13.146/2015, que trouxe a autonomia para PCDs exercerem um trabalho, incluindo e promovendo a cidadania destes indivíduos, mas tem causado muitas dúvidas nas áreas de recursos humanos das empresas”, completou o coordenador de Comunicação e Marketing do Unibave, Marcos Dalmoro.

Além das empresas parceiras do Unibave na realização do evento, a ação ainda conta com o apoio da La Moda, Plaszom, LCL, Água da Serra, Strawplast, Sicredi, Farben, Hiper Freios, GDM e Libreplast.

No mesmo dia 26, das 15h às 20h, será realizado o Feirão para Captação de currículos de PCD. As diversas empresas parceiras do evento estarão no Unibave recebendo currículos para recrutamento de pessoas com deficiência para inclusão nos seus quadros funcionais. Outras organizações que tiverem interesse de participar do feirão poderão entrar em contato até o dia 15 de fevereiro por meio do telefone (48) 3466-5636.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE