• Seminário e jornada de atualização em síndrome de Down

Seminário e jornada de atualização em síndrome de Down

21 Mar, 2017 14:17:43 - Política

Florianópolis (SC)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, promove nesta terça-feira (21) o 5º Seminário e a 4ª Jornada de Atualização em Síndrome de Down, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. Realizado por solicitação do deputado José Milton Scheffer (PP) e da Associação Amor pra Down, o evento tem como objetivo promover a atualização e reflexões sobre a inclusão social, escolar e no mercado de trabalho.

O dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida em alusão ao evento genético que provoca a síndrome – a pessoa com Down nasce com três cromossomos no par de número 21. Em Santa Catarina, o Dia Estadual da Síndrome de Down, celebrado na mesma data, foi instituído por iniciativa do deputado José Milton Scheffer.

Durante a abertura do seminário, Scheffer destacou o projeto de sua autoria que garante a realização do teste de cariótipo pelas maternidades, nos recém-nascidos com diagnóstico de doenças cromossômicas ou genéticas. A iniciativa se tornou lei em janeiro deste ano (Lei 17.080/2017). “Há uns dois anos, num seminário como este, um médico falou sobre a importância de fazer o teste do cariótipo. Isso nos incentivou a fazer a lei, que agora foi sancionada pelo governador”, comentou. O diagnóstico precoce e o estímulo para o desenvolvimento pode assegurar que a pessoa com síndrome de Down se torne um adulto independente e com qualidade de vida, na opinião do parlamentar.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado José Nei Ascari (PSD), enfatizou a importância do seminário como instrumento para disseminar informações. “Essas pessoas precisam ser estimuladas. Elas têm muito potencial, muitos dons, que serão desenvolvidos à medida que a informação chegar aos profissionais que atuam na área, para que eles possam aplicar esse conhecimento e estimular o pleno desenvolvimento.”

O presidente da Associação Amor pra Down, Marcos Costa, complementou que as pessoas com síndrome de Down têm direito a tudo que é oportunizado às demais pessoas. “Devemos continuar acreditando no potencial de nossos filhos, dos nossos educandos”, incentivou.

A cerimônia de abertura do seminário contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), do deputado Antonio Aguiar (PMDB), do secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso (PSDB) e de representantes de federações e entidades ligadas ao tema.

Programação

Com o auditório lotado, o seminário oferece aos participantes palestras e mesas-redondas sobre temas como direitos, inclusão e afetividade.  Na primeira palestra da programação, Glauciane Santana, psicóloga e presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, falou sobre a formação do movimento associativista e suas conquistas. “As pessoas com síndrome de Down precisam de uma política diferenciada de atenção. O movimento surgiu na busca de incentivar que associações de síndrome de Down se estabeleçam no país, desde a década de 1980.” Ela afirmou que diversas leis estaduais e federais asseguram direitos às pessoas com síndrome de Down, no entanto, muitas carecem de regulamentação, daí a importância de atuação das associações e das famílias. “As pessoas com síndrome de Down precisam ser empoderadas. Precisamos dar a elas o poder de escolha sobre suas próprias vidas”, defendeu.

TEXTO/AGÊNCIA ALESC
FOTO/FERNANDO DE OLIVEIRA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE