• Seminário do Cuidar em Enfermagem inicia na Unesc

    Evento ocorre até quarta-feira com debates relacionados à área

Seminário do Cuidar em Enfermagem inicia na Unesc

15 Mai, 2018 15:18:03 - Educação

Criciúma (SC)

Um encontro para debater a profissão, reciclar conhecimentos e compartilhar experiências. Foi assim que iniciou a primeira edição do Seminário Macrorregional do Cuidar em Enfermagem. Encontro, que conta com a participação de estudantes, professores e profissionais de diversas áreas, contou com a professora doutora da UFSC Ariane Thaise Frello Roque para a palestra de abertura, que abordou a temática: “Dimensões do Cuidar em Enfermagem”.

Segundo Ariane, os enfermeiros precisam fortalecer a sistematização da assistência em enfermagem. “Principalmente na questão de valorizar o conhecimento científico. Os profissionais precisam se atentar às teorias aprendidas na Universidade, muitos têm dificuldade de desenvolver o embasamento científico no momento do atendimento. Eles dizem que isso ocorre por falta de tempo, e acabam por não escrever, registrar, as informações necessárias, estudar os diagnósticos e colocar isso no papel”, comentou.

Ariane comenta ainda que o enfermeiro faz muito, e registra pouco. “Ele pode ser muito ativo e fazer a diferença para o paciente, mas se esquece de registrar. É uma forma de valorizar a nossa profissão e mostrar a atuação da enfermagem durante todo o processo”, ressaltou.

Humanização do Cuidado”, “Enfermagem Forense: Atuação e Perspectivas para a Profissão”, “Abordagem e Manejo da Pessoa com Risco de Suicídio” e “O Papel do Responsável Técnico Frente ao Novo Código de Ética” são alguns dos temas a serem debatidos até quarta-feira (16/5), na Universidade.

Valorização profissional

Durante a abertura a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, Vieira Bez Birolo, comentou que a enfermagem é protagonista. Os profissionais de saúde são em seu maior número enfermeiros. “Além de sermos o maior número, somos nós que estamos o maior tempo ao lado do paciente. Então nós somos protagonistas sim. Temos muitas lutas e precisamos estarmos juntos, valorizando o que somos”, ressaltou.

O coordenador Regional de Saúde, Fernando de Fáveri, salientou que não há saúde sem Enfermagem, e aproveitou um momento para dar um alerta. “Nós temos metas para cumprir na vacinação, e o pior índice de vacina são os profissionais de saúde. Se o profissional de saúde não se vacina, como vamos convencer os pacientes? ”, ressaltou.  

Também participaram do encontro a presidente do encontro, professora Karina Zimmermann, a professora da Unesc e conselheira do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Mira Dagostin e a secretária municipal de saúde, Francielle Gava.


Programação pensada para profissionais e estudantes da área da saúde

Segundo uma das presidentes da comissão organizadora do Seminário, Karina Gulbis Zimmermann, o evento é aberto a todos os profissionais, estudantes e professores da área da saúde. “Tentamos agregar temas interessantes para os profissionais de toda a região, tanto para os que atuam na área hospitalar quanto para aqueles da atenção básica e especializada. O evento é focado no Sistema Único de Saúde como forma de cuidar e também lembra os 30 anos de sua criação”, conta.

O tema do evento “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”, segundo Karina, está diretamente relacionado ao processo de aprendizagem acadêmica e profissional para a melhoria da atividade e do uso de ferramentas e mecanismos com o objetivo de atender cada vez melhor. “Isso compreende a aplicação do cuidado científico, no sentido de qualificado e capacitado, seguro e humanizado à pessoa que busca o serviço de saúde. É um olhar holístico, que compreende uma abordagem que não foque apenas no problema apresentado, mas na pessoa em sua integralidade”, explica a professora da Unesc.

Saiba mais

Organizado pelo curso de Enfermagem da Unesc, com o apoio da Universidade, da Aben (Associação Brasileira de Enfermagem), Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), o Seminário Macrorregional ocorre em paralelo a 79ª SBEM (Semana Brasileira de Enfermagem). O Seminário engloba ainda atividades da 16ª Semana Científica de Enfermagem, 6º Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos e 9º Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem da Unesc.

Confira a programação

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE