• Seminário debate políticas públicas e currículo funcional

Seminário debate políticas públicas e currículo funcional

16 Ago, 2016 10:24:55 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, foi realizado, na sexta-feira (12), em Lages o seminário políticas públicas e currículo funcional natural, que reuniu 550 profissionais das instituições da rede regular e especial de ensino da Região Serrana. 

Representando o Parlamento, o deputado Gabriel Ribeiro (PSD) presidiu a abertura do evento e enfatizou a importância de realização de iniciativas que ampliem o conhecimento de profissionais da educação especial.
O seminário foi realizado em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado José Nei Alberton Ascari (PSD), Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, presidida pelo deputado Romildo Titon (PMDB), atendendo solicitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lages e de Otacílio Costa.

Durante a abertura do encontro, a aluna da Apae de Urubici Daina Aparecida Borges emocionou o público com a música "Quando a chuva passar”. Daina foi vencedora no Festival Nossa Arte da Região Serrana e, com muita simpatia, demonstrou que é possível superar limites.

Representando o Câmara dos Deputados, a deputada Carmen Zanotto (PPS), integrante da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, destacou que a inclusão é possível se houver o empenho de todos. Para isso, é importante investir em capacitação e valorização dos profissionais.
Segundo o presidente da Federação Catarinense das Apaes, Júlio César de Aguiar, a Assembleia tem sido grande parceira na formação dos profissionais. "Ainda temos muito para avançar e o currículo funcional natural é uma proposta metodológica que tem sido estudada pelos profissionais das Apaes de Santa Catarina, com o objetivo de promovermos a verdadeira inclusão. A inclusão para a vida", disse.

Após a abertura do evento, a assessora da Comissão, Janice Krasniak, fez uma explanação das conquistas e avanços das políticas públicas para as pessoas com deficiência no contexto nacional e estadual. Lembrou a importância de todos colaborarem para construção da lei catarinense de inclusão, encaminhando sugestões através do portal da Alesc.

Mestre em educação e diretora técnica da Apae de Bauru (SP) a palestrante Salete Regiane Monteiro Afonso destacou que o currículo funcional natural é uma metodologia de ensino utilizada no Brasil há aproximadamente dez anos, para atendimento de pessoas com dificuldades de comunicação, interação social, comportamento e aprendizagem. Esse tipo de currículo teve início na década de 70, na Universidade de Kansas (USA), propondo o desenvolvimento de habilidades que levassem os alunos a atuarem da melhor forma possível no ambiente, tornando-os mais criativos e independentes. Um dos componentes mais importantes dessa abordagem é a sua filosofia: tratar a pessoa com deficiência como qualquer outra pessoa. Essa é prerrogativa primordial dessa proposta de trabalho: focar na pessoa e não na deficiência. Os objetivos desse currículo são preparar para a vida, promover a autonomia, dar às pessoas com deficiência condições de serem produtivas e estarem incluídas em sociedade.

Segundo ela, para que a inclusão ocorra, portanto, é preciso mais do que a aprovação de leis. "Deve-se rever as políticas públicas atuais de modo a garantir aos educadores os conhecimentos, o tempo e a formação necessária para que os alunos não só sejam matriculados, mas também tenham garantido seu direito de aprender. Uma escola para todos e para cada um é um grande desafio da inclusão. Uma escola que acolhe as diferenças, que colabora, que convive será um bom princípio para combater a exclusão social", destacou

Também participaram da mesa de autoridades além do deputado Gabriel Ribeiro e da deputada federal Carmen Zanotto, José Souza Filho, representando a Escola do Legislativo , Humberto Luis de Oliveira, gerente regional de educação de Lages, Rosana Petry Mesquita, conselheira regional da Região Serrana, Nereida de Cassia Andrade, diretora geral da EEB Vidal Ramos Júnior, Carlos Renato Silvy Teive, promotor de Justiça da Comarca de Lages, Jorge Luiz Manfroi, presidente da Apae de Lages e Eli Terezinha Lins, vice-presidente da Apae de Otacílio Costa.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE