• Seminário debate Política Externa, Defesa e Inteligência na projeção internacional do Brasil

Seminário debate Política Externa, Defesa e Inteligência na projeção internacional do Brasil

21 Nov, 2018 15:12:24 - Geral

Brasília (DF)

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (21) o seminário “Política Externa, Defesa e Inteligência na Projeção Internacional do Brasil”. Proposto pelo presidente do colegiado, deputado Nilson Pinto (PA), o seminário será realizado das 9h às 18h no Auditório Nereu Ramos.

O seminário pretende colocar em debate o tripé Política Externa, Inteligência e Defesa Nacional como temas convergentes, em benefício do País e de suas relações políticas, econômico-comerciais e de segurança.

Nilson Pinto afirma que é necessário, por exemplo, avaliar o papel do Brasil nos principais mecanismos de concertação política como as Nações Unidas e, no plano regional, na OEA, na Celac, na Unasul e no Mercosul.

“A proposta deste seminário é justamente discutir os desafios com os quais o Brasil terá de lidar a partir de 1º de janeiro, com a inauguração de uma nova Administração e de um novo Congresso”, destaca.

Para a discussão, foram convidados especialistas nestas três áreas, com experiência de campo, capazes de trazer  subsídios e identificar os principais obstáculos que emperram o desenvolvimento do Brasil como ator internacional de respeito e com protagonismo.

FORÇA REGIONAL

No campo econômico é importante lembrar que o país é responsável por mais de 40% da economia latino-americana e todas as suas políticas impactam a região. Tem-se ainda cerca de 17 mil km de fronteiras com dez países, o que obriga o Brasil a pôr em prática uma diplomacia focada na cooperação e que implica, ainda, esforços em relação aos temas de Defesa e de Inteligência.

“Vale destacar, também, que em 2019 a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados receberá a presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional. Dessa forma, a discussão, neste evento, do tripé Política Externa, Inteligência e Defesa Nacional, não como temas separados, mas convergentes em benefício do país e de suas relações políticas, econômico-comerciais e de segurança, é de singular importância”, reiterou Nilson Pinto.

Ainda de acordo com o tucano, a CREDN espera, com a realização do evento, encerrar esta legislatura com um debate de alto nível em torno dessas temáticas e prestar sua contribuição para o constante aprimoramento da doutrina, dos marcos regulatórios e das ações nessas áreas.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE