Seminário de Literatura acontece em setembro em Florianópolis

01 Set, 2016 16:22:19 - Educação

Florianópolis (SC)

Estão abertas as inscrições para ouvintes de dois eventos simultâneos. O VII Seminário de Literatura Infantil/Juvenil e o II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil adotaram a temática "Linguagens poéticas pelas fretas do contemporâneo". O evento tem contribuição do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) e será realizado no Campus da UFSC nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2016. A programação está disponível no site http://www.slij.com.br/

Reconhecendo a necessidade de abrir espaços de reflexão às linguagens poéticas contemporâneas, o evento visa à reflexão e discussão, além de trazer à cena importantes pesquisadores e estudiosos do assunto. O Seminário desafia pesquisadores, professores, estudantes e críticos de arte, a apontarem as possibilidades de poesia dentro do cotidiano. “Trata-se de realçar a convivência da poesia com as duras experiências da vida material com diferentes vivências dos seres humanos em seu cotidiano”, explica a professora Dra. Eliane Santana Dias Debus, idealizadora e organizadora do evento.

Em 2016 pesquisadores, tradutores, professores, estudantes, além de escritores e ilustradores da literatura infantil nacional e internacional estarão presentes. Dentre estes destacam-se nomes como dos pesquisadores nacionais, Marisa Lajolo, Regina Zilbermann, Vera Teixeira de Aguiar, João Luís Ceccantini, Edmir Perroti e Renata Junqueira de Souza.

Entre os pesquisadores internacionais estarão Sara Reis, da Universidade do Minho, Portugal, e Yolanda Reyes, pesquisadora independente da Colômbia; as escritoras Glória Kirinus, Nilma Lacerda e Anna Claudia Ramos. Ilustradores internacionalmente conhecidos como os brasileiros Graça Lima e Roger Mello, ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil, também estarão no evento.

O evento é organizado pelo Grupo de pesquisa em literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária CED/UFSC (Literalise) em parceria com o Núcleo de Pesquisas e Ensino em Língua Portuguesa e Alfabetização (NEPALP/CED/UFSC), Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, em parceria com o Programa de Educação Tutorial – Pedagogia (PET/UFSC), o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e pelo Grupo Prolinguagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE