• Seminário de Educação Inclusiva reúne professoras e diretoras

    Com palestras e mesa redonda com especialistas, entidade trabalha o tema e aborda a integração de todos os alunos

Seminário de Educação Inclusiva reúne professoras e diretoras

07 Jul, 2017 13:32:20 - Educação

Criciúma (SC)

Com 31 Centros de Educação Infantil (CEIs), a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) atende, atualmente, 4.319 crianças. Destas, 400 estão em acompanhamento com a equipe multidisciplinar e 30 já têm diagnóstico confirmado. Para capacitar e atualizar os colaboradores que atuam diariamente com os pequenos e abordar a garantia do direito ao ensino regular a todos, a entidade realizou, nessa quinta-feira (6), no Teatro Municipal Elias Angeloni, o Seminário de Educação Inclusiva. O evento contou com a presença de mais de 700 colaboradores da entidade e teve ainda a participação do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Júlio Colombo, do prefeito, Clésio Salvaro, além do vice, Ricardo Fabris.

Em seu discurso de abertura, a presidente do Conselho Administrativo da Afasc, Adriana Salvaro, destacou o empenho de todos os profissionais que atuam na educação infantil. “Especiais são vocês, professores, que cuidam tão bem das crianças todos os dias. Este seminário é uma grande oportunidade para que aprendam e conheçam outras experiências e pontos de vista de especialistas no assunto”, afirma.

A dedicação à garantia da inclusão desde a educação infantil faz a diferença quando os pequenos chegam à idade de frequentar a escola. “Cada aluno é único e deve ter todos os direitos garantidos para que aprenda e esteja integrado em todas as atividades desenvolvidas”, salienta a secretária de Educação de Criciúma, Roseli de Lucca Pizollo.


Trabalho é referência estadual

A atuação da entidade com relação à inclusão é destaque em todo o Estado. “A Afasc é uma das maiores e mais importantes organizações sociais de Santa Catarina e o trabalho de cada um dos professores contribui para isso”, enfatiza o Chefe do Executivo, lembrando a importância de oferecer caminhos para que todos os alunos, com alguma deficiência ou não, tenham as mesmas oportunidades.

Durante o seminário, o neuropediatra Eraldo Belarmino Júnior proferiu uma palestra sobre o tema e citou alguns fatores e causas de deficiências e síndromes. Em seguida, o médico foi acompanhado numa mesa redonda, que contou com a psicóloga da Associação Amigos do Autista da Região Carbonífera, Ledijane Sachet Ghisi, coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação da Unesc, Lisiane Tuon, orientadora pedagógica da Apae de Criciúma, Mileine Baun, coordenadora de Educação Especial da secretaria de Educação, Úrsula Silveira Domingos, além da psicóloga da Afasc, Giovana Silvestrini.

Para finalizar, os participantes acompanharam a palestra “Inclusão na Educação Infantil: como efetivar esse ideal na prática cotidiana de nossos CEIs”, proferida pela pedagoga Raquel Antun. “É na primeira infância que podemos trabalhar melhor com a neuroplasticidade, que é a capacidade de desenvolver cada área do cérebro”, enaltece. “Quem trabalha com a educação infantil deve ser valorizado em todos os sentidos, pois faz diferença em vidas”, ressalta.

Uma nova capacitação, voltada aos profissionais de apoio dos CEIs será agendada nas próximas semanas, para também tratar sobre a educação inclusiva.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE