Seminário de atualização em temas eleitorais reúne jornalistas de todo o estado

19 Jul, 2018 11:15:01 - Política

Florianópolis (SC)

O seminário “Eleições em Pauta”, voltado para a atualização de jornalistas em temas eleitorais e que aconteceu nesta quarta-feira (18), na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, reuniu cerca de 100 jornalistas de todo o estado catarinense.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Corte, desembargador Ricardo Roesler, que, inicialmente, discorreu sobre a atuação do Poder Judiciário no processo eleitoral: “A Justiça Eleitoral é chamada a decidir diversos casos que exigem racionalidade e ponderação muito além da mera aplicação técnica da lei. Uma das tarefas mais difíceis, no Poder Judiciário e na Administração Pública em geral, é derrotar a cultura do compadrio, da desigualdade, da pessoalidade, da apropriação do que é público. O desafio é grandioso.” Ao dirigir-se diretamente aos participantes, o presidente solicitou a colaboração da “imprensa parceira” em seu trabalho na cobertura do pleito, destacando a importância de seu envolvimento no debate, na prevenção e no combate a irregularidades, “principalmente em relação à disseminação de notícias falsas”.

Na sequência, os painelistas do evento realizaram suas apresentações sobre diversos temas relacionados às eleições. O juiz do Pleno Antônio Fernando Schenkel do Amaral e Silva, coordenador do Comitê Consultivo da Internet do TRE-SC, discorreu sobre as fake news e algumas medidas que podem ser tomadas para coibi-las. A secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Beatriz de Fávere, esclareceu aspectos da propaganda eleitoral e das informações ao eleitor. O último painel do período da manhã ficou por conta da Coordenadora de Eleições, Patrícia Hahnert Sardá Lisbôa, que apresentou alguns dos aplicativos utilizados pela Justiça Eleitoral nas eleições, como o e-Título e o Pardal, e falou sobre a urna eletrônica, seu funcionamento e sistemas de segurança.

Após o intervalo, a secretária de Controle Interno e Auditoria, Denise Goulart Schlickmann, discorreu sobre arrecadação e gastos de campanha e prestação de contas, destacando as novidades normativas para o próximo pleito. Dando seguimento ao encontro, o secretário Judiciário, Daniel Schaeffer Sell, esclareceu as principais alterações legislativas para as Eleições 2018 e falou sobre denúncias, PJe (Processo Judicial eletrônico) e registro de candidaturas. Para encerrar o seminário, o assistente de Imprensa da

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), Jairo Ângelo Grisa, explicou as principais atribuições da Assessoria e prestou informações aos participantes acerca da logística para a cobertura das eleições. A assistente de comunicação social, Juliana Vier Both, para finalizar a apresentação da ASCOM, informou aos jornalistas as redes e mídias sociais utilizadas pelo TRE-SC: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e SoundCloud.

Idealizado pela Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC, o evento foi dirigido a repórteres, pauteiros, produtores, editores, locutores, apresentadores, colunistas, chefes de jornalismo, entre outros profissionais de rádio, televisão, jornal e web, a fim de qualificar ainda mais a imprensa para a cobertura do processo eleitoral.

As apresentações do período da manhã e da tarde podem ser vistas no canal do TRE-SC no YouTube

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE