• Seminário coloca Criciúma como território da educação infantil

    Evento reúne em torno de 350 educadores de Santa Catarina

Seminário coloca Criciúma como território da educação infantil

02 Ago, 2016 10:24:57 - Geral

Criciúma (SC)


Até esta terça-feira, dia 2, Criciúma será o território da educação infantil. Isso porque a cidade sedia um seminário internacional de educação infantil com especialistas de Reggio Emilia, região italiana que é referência mundial no assunto. O evento é promovido pelo Sesi, entidade da Fiesc, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).


Participam do seminário aproximadamente 350 educadores de diversas regiões de Santa Catarina. Destes participantes, 200 estão inseridos nas unidades do Sesi Escola espalhadas pelo Estado e o restante são educadores de outras instituições de ensino.


De acordo com a diretora do Sesi Criciúma, JovildeParisotto, ao sediar este evento, Criciúma está na vitrine do que há de melhor no mundo na educação infantil. “Temos a melhor referência em ensino infantil e, se eles são os melhores, precisamos saber o que se faz em Reggio Emilia para que Criciúma também possa ser uma referência”, destaca.


Para o vice-presidente regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal, a educação está diretamente ligada ao melhor desempenho na indústria. “Através do ensino de qualidade vamos aprimorar e qualificar os trabalhadores”, frisa. Segundo Vidal, a Região Carbonífera possui uma população aproximada de 750 mil habitantes, abriga quase sete mil indústrias e emprega em torno de 79 mil trabalhadores.


Na tarde dessa segunda-feira, dia 1º, as educadoras de Reggio Emília, Moira Nicolosi e Luisa Costi, palestraram com o tema “O inédito e a escuta das crianças de 0 a 6 anos”. O método de ensino de Reggio Emília também foi exposto aos participantes. De acordo com a coordenadora de educação do Sesi, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, foi possível escutar e aprender com as educadoras experiências e reflexões de ensino, que preza pela valorização das diferentes linguagens da criança, a interação dos professores e a participação ativa dos pais.


Já nesta terça-feira, dia 2, a programação inicia às 8h30min com a apresentação da experiência de Patrícia Consoni, professora do Sesi Escola de Criciúma. Ao longo da manhã demais atividades estão programadas e no período da tarde está agendada uma visita guiada na unidade do Sesi Escola de Criciúma.


Programação desta terça-feira, dia 2:



8h - Apresentação de relato de experiência Patrícia Consoni, professora do SESI Escola de Criciúma
8h30 - A documentação como “escuta visível’”
10h30 - Intervalo
11h - Continuação - A documentação como “escuta visível”
12h - Apresentação de relato de experiência
12h30 - Almoço
14h - Visita guiada ao SESI Escola de Criciúma 


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE