• Semana Nacional da Baleia Franca visa integrar o turismo com a comunidade

    Evento ocorre de segunda a quinta-feira, em Imbituba, e terá palestra com o Ministro do Turismo

Semana Nacional da Baleia Franca visa integrar o turismo com a comunidade

17 Set, 2018 10:53:15 - Variedades

Imbituba (SC)

A temporada de visitação das baleias francas no Litoral Sul catarinense movimenta o turismo e a economia locais. Pensando em promover e estimular isto, nesta segunda-feira, dia 17, inicia a Semana Nacional da Baleia Franca, em Imbituba, um dos três municípios integrantes da chamada Rota da Baleia Franca (RBF) – Garopaba e Laguna completam o trio. A programação segue até quinta-feira, dia 20.

O evento começa com a entrega dos Certificados de Excelência da Rota da Baleia Franca, nesta segunda-feira. O consultor do Sebrae/SC, Carlos Cappelini, explica que, para estarem aptas a receber o selo, as empresas precisaram atender uma série de requisitos, tais como:

- Assinar o Termo de Adesão, o qual é a primeira exigência para fazer parte do projeto;

- Estar em funcionamento durante a temporada de visitação das baleias francas, a qual ocorre de julho a novembro;

- Participar dos encontros organizados nos três municípios que integram a RBF;

- Realizar uma inovação dentro da empresa;

- Inserir alguma referência à baleia franca no empreendimento;

- Adotar alguma prática sustentável, como separação e descarte correto de resíduos, compostagem, captação e uso de água da chuva, utilizar formas de energia alternativa, adquirir insumos locais ou orgânicos, entre outras opções;

- Realizar a capacitação sobre a baleia franca para, pelo menos, parte dos colaboradores da empresa, o que é oferecido pelo Sebrae/SC através de cursos e consultorias;

- Os empreendimentos que têm a obrigatoriedade legal do registro junto ao Cadastur

(Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo, devem fazê-lo.

O coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, destaca que 41 empresas receberão o certificado, como restaurantes, hotéis, pousadas, agências de turismo, artesãos, entre outros. “Esse é o segundo ano de entrega dos selos, também realizamos essa ação em 2016. O nosso objetivo é promover ações de integração entre as empresas da Rota, bem como o estímulo para ações sustentáveis nas empresas”, completa Gelosa.

A programação da Semana Nacional da Baleia Franca continua na quarta-feira, dia 19, com a palestra “Os reflexos do turismo na economia local”. O encontro será às 19 horas, no Imbituba Atlético Clube, no Centro. A palestra é aberta ao público em geral das três cidades e a entrada é um quilo de alimento. Quem vai comandar o encontro é o empresário, CEO da SBTUR Viagens e membro do Conselho Nacional de Turismo, Milton Zuanazzi. Ele adianta que vai abordar aspectos da governança que envolve vários atores do turismo, não apenas o setor público, mas também o privado e membros do terceiro setor.

“Vamos tratar sobre a questão do capital social, fundamental no turismo, que é o capital da cultura da comunidade e a integração dela, não necessariamente dotadas de altos recursos orçamentários. Trata-se de envolvimento e trabalho em prol do turismo local. Parte disso é a própria hospitalidade da região, a outra parte é a formatação de produtos turísticos e isso vai além dos hotéis, restaurantes e agências de turismo. O pequeno produtor também é um importante propagador do turismo local”, pontua Zuanazzi.

Palestra com Ministro do Turismo

Por fim, na quinta-feira, dia 20, acontece a palestra “Turismo Integrado”, com o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Turismo de Imbituba. A secretária da Pasta, Carina Genovez, ressalta que o tema é de suma importância para o momento que o turismo vive.

“Temos visto que, dentro da realidade nacional, o turismo tem apontado como uma das grandes perspectivas de crescimento e de destaque nos setores de desenvolvimento da economia do país. Por isso, queremos integrar a comunidade e fazer com que as pessoas entendam que precisamos desenvolver a nossa capacidade turística de forma regionalizada. É fundamental ver o turismo como uma experiência integrada, pois o que atrai o turista são as belezas naturais do nosso litoral, mas é preciso mais do que isso”, afirma Carina.

A Rota da Baleia Franca é um projeto idealizado pelo Sebrae/SC. A consultora do Sebrae/SC e gestora do projeto, Juliana Ghizzo, pontua que “é importante que toda a comunidade conheça a importância e os impactos do turismo. Às vezes, pensamos que o turismo somente gera renda para hotéis e restaurantes, mas, quando passamos a conhecer e perceber o efeito multiplicador, vemos que não é assim, pois o turismo pode mudar a vida da população local e precisa ser compreendido por todos”.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE