• Semana Municipal de valorização da Vida é discutida

Semana Municipal de valorização da Vida é discutida

29 Set, 2017 16:06:34 - Geral

Criciúma (SC)

A Semana Municipal de Valorização da Vida foi discutida na noite dessa quinta-feira, dia 28, durante uma Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores de Criciúma. O encontro ocorreu na Unesc com o propósito de incluir a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio no calendário oficial do município. O tema foi discutido pelos vereadores, entidades organizadoras, acadêmicos e voluntários, sendo que esta semana compreenderia o dia 10 de setembro, quando comemora-se o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

Entre as entidades participantes esteve o Centro de Promoção da Saúde do Trabalhado, do Sesi Criciúma, que, além promover ações e serviços que tangem a prevenção primária e secundária de transtornos mentais relacionados à questão do suicídio, é parceiro da rede de proteção da vida, rede de instituições engajadas e preparadas para atender gratuitamente pessoas em risco de suicídio e familiares afetados pelo problema.

Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensou seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Na maioria das vezes, no entanto, é possível evitar que esses pensamentos suicidas virem realidade. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde hoje 32 pessoas por dia tiram a própria vida. A cada 45 minutos, um brasileiro morre vítima de suicídio. No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se mata, totalizando quase um milhão de pessoas todos os anos. Estima-se que de 10 a 20 milhões tentam suicídio a cada ano. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.

O vereador Allison Pires, que propôs a Audiência Pública, destacou a importância do debate. “A audiência foi muito produtiva e agora vamos elaborar o projeto de lei para incluir a Semana de Valorização da Vida, no calendário do município. Na região carbonífera, a cidade de Criciúma é a cidade com mais casos de suicídio. Somente neste ano foram 32 casos na região. Para cada caso consumado tem de 20 a 40 tentativas e mais de 90% das pessoas que consumaram o suicídio tiveram tentativas prévias. Importante falarmos sobre o assunto”, comentou o vereador.

TEXTO/ JESSICA ROSSO/ DANIELA SAVI
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal