• Semana de Meio Ambiente da Unesc traz reflexões em tempo de pandemia

Semana de Meio Ambiente da Unesc traz reflexões em tempo de pandemia

30 Mai, 2020 18:22:58 - Educação

Criciúma (SC)

Em meio à pandemia, a 15º Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc vai propor debates sobre justiça ambiental, espaços de preservação, cenários futuros, comunidades indígenas e o trabalho de catadores de Criciúma e região. A proposta, marcada para acontecer de segunda a sexta-feira (1º a 5/7), terá participação gratuita e será realizada via ferramentas digitais, com o objetivo de abordar assuntos dentro da realidade imposta pelo coronavírus.

Ao todo, serão 18 representantes de organizações e comunidades do Sul de Santa Catarina, compartilhando reflexões sobre assuntos de relevância social e percepções construídas durante a pandemia. “Frente a um desafio para o mundo, este momento se torna fundamental. Mais do que nunca, o meio ambiente e os valores humanos são temas de grande importância e necessidade à sociedade”, afirma o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

Em um cenário habitual, a Semana traria uma diversidade de ações no campus, como trilhas, aulas de educação ambiental, atividades no Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Universidade, oficinas, diálogos com comunidades indígenas e entrega de plantas para alunos, colaboradores, professores e visitantes da comunidade externa.

Porém, com as atividades suspensas, Menezes explica que a dinâmica, por meio de ferramentas digitais, foi uma proposição para manter a tradição do evento, mas que as atividades práticas e que necessitam da presencialidade serão promovidas no decorrer do ano. “A Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos é um evento institucional e enraizado em nossa Universidade. Em dois ou três meses, todas aquelas ações presenciais, de grande importância para a Unesc e para a comunidade, terão suas datas marcadas”, explica.

A Semana é realizada tradicionalmente na primeira semana de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. “É quando todo o planeta busca refletir sobre suas ações e o futuro do meio ambiente, um momento de muito valor para agora e no futuro”, conclui Menezes.

Confira a programação

Segunda-feira (1º/6) - Reflexões sobre Justiça Ambiental em tempos de Covid-19;
Terça-feira (2/6) - As contribuições da APA da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós-pandemia;
Quarta-feira (3/6) - A questão indígena no atual momento: resistência e sabedoria na luta pelo território e saúde;
Quinta-feira (4/6) - Diálogo Geosocioambiental: Perspectivas para um cenário pós pandemia e os desafios das novas relações em sociedade.
Sexta-feira (5/6) - O trabalho dos catadores, cartoneros e recicladores em tempo de pandemia: visível, invisível, justiça e injustiça ambiental na base da cadeia de reciclagem.

Para ter mais informações do evento: CLIQUE AQUI.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal