• Semana de Ciência e Tecnologia: um universo de possibilidades

    Evento terá participação de estudantes, professores e profissionais

Semana de Ciência e Tecnologia: um universo de possibilidades

08 Ago, 2017 15:59:35 - Educação

Criciúma (SC)

Você já parou para pensar no quanto a ciência é algo próximo da sua realidade? Sim, está no seu dia a dia. E mostrar o quanto ela é importante na nossa vida é um dos objetivos da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. O evento traz para o campus da Universidade atividades como palestras, workshops, Feira de Ciências, Bootcamp e Feira da Inovação – todas abertas para a participação da comunidade. Mas se você quer além de participar das atividades, apresentar trabalhos, pode encaminhar seus estudos para a avaliação até 27 de agosto. A inscrição deve ser feita no portal da Unesc.

Em 2017, o evento ocorre de 16 a 20 de outubro e tem como tema “A Matemática está em tudo”. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora que divulgará os selecionados a partir de 27 de setembro.

Monique Ferreira Joaquim, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, participou pela primeira vez de uma Semana de Ciência e Tecnologia em 2016. Submeteu o trabalho feito por ela e pela colega de curso, Michele Daniel, para a disciplina de Controle de Poluição do Ar e teve o artigo aprovado para ser apresentado no evento. “A participação através da submissão de trabalhos acadêmicos ou como ouvinte, oportuniza o aprendizado em distintas áreas de conhecimento, possibilita o contato com profissionais experientes e proporciona um diferencial para o currículo do acadêmico”, afirma Monique.

No trabalho apresentado em 2016, “Inventário das potenciais fontes de emissões atmosféricas no município de Nova Veneza – SC”, Monique e Michele caracterizaram o local de estudo, fizeram pesquisa bibliográfica, realizaram visita técnica à cidade e coletaram dados quantitativos de atividades industriais, além dos números relacionados à frota de veículos automotores para a elaboração do inventário que trouxe informações como: em maio de 2016, a relação de veículo por habitante em Nova Veneza era de 0,73 carros por pessoa e das 658 empresas em atividade, de pequeno, médio e grande porte e microempresas, classificou-se 152 atividades variadas como potenciais fontes de emissões atmosféricas.

Mergulhando em um mundo de possibilidades

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc vai reunir estudantes do ensino Fundamental ao Superior, professores, profissionais e pessoas da comunidade. É um evento aberto para todos que querem ter contato com novas informações e possibilidades. E mesmo que você não tenha um trabalho para apresentar, pode participar como ouvinte nos cursos, palestras e oficinas e visitar as Feiras de Ciências e de Inovação, além de acompanhar a programação cultural. Os eventos paralelos ocorrem em todo o campus e as inscrições para eles podem ser feitas no portal Unesc.

Ela ocorre em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo a reitora da Universidade, Luciane Ceretta, é o evento institucional mais importante e o momento de socialização do conhecimento produzido. E pela maneira como é pensada, a Semana também é uma importante ferramenta para estimular acadêmicos e estudantes do ensino Fundamental e Médio, além de empresários a pensarem de forma criativa. “Durante a Semana de Ciência e Tecnologia a Unesc apresenta internamente e para a comunidade externa os resultados de pesquisas e extensão realizadas. A Instituição tem o papel de colaborar com a transformação de vidas e realidades e para isso, o conhecimento precisa ser compartilhado”, afirma.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembra que a Semana é importante para integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e disseminar para a comunidade interna e externa as melhores práticas acadêmicas.

Destaque em Santa Catarina

A coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia, Gisele Coelho Lopes, comenta que ela vem se consolidando como um dos maiores eventos do gênero em Santa Catarina, pois reúne ensino, pesquisa, extensão e inovação. “A Semana veio com uma proposta de crescer ao longo dos anos e, ao mesmo tempo, incluir as diferentes áreas do conhecimento que é a essência da Universidade, na agenda institucional como forma dos alunos e professores socializarem o que fazem durante o ano. Estamos esperando a participação da nossa comunidade acadêmica e de outras universidades e das escolas como públicos muito importantes”.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE