• Semana de Ciência e Tecnologia traz debates e atividades envolvendo pesquisadores e a comunidade

Semana de Ciência e Tecnologia traz debates e atividades envolvendo pesquisadores e a comunidade

24 Out, 2018 14:16:46 - Variedades

Criciúma (SC)

O segundo dia da 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) foi marcada por debates sobre o desenvolvimento de pesquisas e o cenário brasileiro na área de ciência. Nesta terça-feira (23/10), a Universidade foi sede da primeira reunião aberta da SBPC (Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência) no sul do Estado. O encontro deu continuidade ao movimento catarinense de defesa da ciência, tecnologia e inovação, criado em 2017 e teve a participação de professores, pesquisadores e estudantes.

“Nós temos um solo fértil em Santa Catarina e o Sul, um potencial para exercer papel de protagonismo da rede catarinense que estamos montando”, afirmou o secretário regional da SBPC, professor doutor da UFSC, André Ramos. Segundo ele, é essencial integrar as diferentes regiões e diferentes instituições de ensino e pesquisa para criar uma rede. “A ideia é que em cada região do Estado surja um núcleo da SBPC e que ele possa ter autonomia para realizar ações junto à comunidade e ao poder público. Só uma rede envolvendo os vários setores e sociedade vão poder tornar um dia a tecnologia, ciência e ino9vação uma pauta forte dentro das políticas públicas catarinense”, considera.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, e o diretor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unesc, Oscar Montedo, participaram da conversa com Ramos.

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

A SCT é o evento institucional da Universidade e ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2018, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações estabeleceu como tema nacional das semanas "Ciência para a Redução das Desigualdades", e assim, todas as atividades realizadas no evento da Unesc são baseadas nele. 

Palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais fazem parte da programação. Pesquisadores e estudantes também poderão acompanhar as apresentações dos cerca de 800 trabalhos orais e pôsteres de iniciação científica, extensão e relatos de ensino, resultantes das atividades da Unesc e de outras instituições que foram inscritos para o evento.

A programação prevê ainda o 18º Seminário de Iniciação Científica, o 10º Salão de Extensão, o 8º Salão de Ensino e o 4º Salão de Pós-graduação.

A coordenadora da Semana de Ciência de Tecnologia, Merisandra Cortes de Mattos Garcia, explica que a SCT é uma oportunidade para estimular a iniciação científica e tecnológica como forma de construir e aplicar o conhecimento adquirido em diferentes espaços, dentro e fora da Universidade.

Workshop de Arqueologia

“Eu achei que era de verdade, até meu amigo abrir a tampa. Foi muito legal escavar e conhecer como os arqueólogos trabalham”, afirmou o aluno do segundo ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Vinícius Martins, de 8 anos, segurando a réplica em plástico de um crânio humano que encontrou durante a oficina de escavação no 3º Workshop de Arqueologia, nesta terça-feira (23/10). O menino é aluno do Colégio Unesc e junto com os colegas, participou das oficinas de pintura e escavação, realizadas até esta quinta-feira (25/10).

A iniciativa é do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território, vinculados ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais). O workshop traz informações sobre a população Guarani e Xokleng e sobre os sambaquis, além do material sobre “Arqueologia e as Comunidades Tradicionais”, abrangendo os quilombolas e os pescadores.

Talento Musical

A Unesc está sediando durante toda esta semana, a 5ª edição do Talento Musical. O evento contará com apresentações culturais de canto. As mostras ocorrerão de segunda a sexta-feira (22 a 26/10) no hall do Bloco XXI, no palco das Quintas Culturais.

Innovation Bootcamp

Dentro da programação, o Innovation Bootcamp tem como tema principal a resolução de problemas relacionados à inovação. Ele é organizado pelo curso de Design da Unesc e ocorrerá de terça a quinta-feira (23 a 25/10). O evento terá os workshops de “Pesquisa e imersão: entendendo os problemas sob o olhar da inovação”; “Criativação: práticas de criatividade para o nosso dia a dia” e “Produto Mínimo Viável: soluções rápidas para um mundo ágil”.

Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia

De terça a quinta-feira (23 a 26/10) ocorre o 1º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia. O evento é ofererecido pelo Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski  em parceria com o curso de Ciências Biológicas. Ele tem o objetivo de propiciar discussões sobre temas e propor a reflexão, ação, desenvolvimento da criticidade e a busca de soluções para problemas sócios-ambientais.

As palestras oferecidas são: “Experiências do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca”; “Conservação da Vida Marinha na APA da Baleia Franca” e “Atuação da Polícia Militar Ambiental, na Preservação e Conservação Ecológica”.

Empresário Beto Colombo lança livro

O professor e empresário Beto Colombo lançará o livro “PPR na prática: a arte de distribuir para crescer” nesta quarta-feira (24/10) às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. O lançamento é promovido pela EdiUnesc em parceria com a Editora Dois Por Quatro.

O evento contará ainda com a palestra do presidente da Anjo Química, Filipe Rezendes Colombo. Ele abordará detalhes sobre o Programa de Participação nos Resultados, contando a experiência de aplicar o PPR na empresa, com o objetivo de incentivar seus colaboradores a buscarem melhores resultados.

Feira de Ciências

Nesta quarta-feira (24/10), ocorre a Feira de Ciências, das 9 às 17 horas, com apresentação das escolas no espaço montado no hall do Bloco Administrativo da Universidade. A feira visa incentivar a produção científica nas escolas, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, dentro do ambiente universitário.

Além das atividades apresentadas na Feira de Ciências, no mesmo dia, o público participante e visitante poderá conhecer o Museu da Infância, o espaço do Museu de Zoologia no Bloco S e outros espaços do campus em grupos de mediação.

Feira da Inovação

A Feira da Inovação se destina à exposição de soluções inovadoras desenvolvidas pelo público em geral, oferecendo oportunidade de trocas de experiências para inovação no campo da ciência e da tecnologia. Ela ocorre nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/10) com ideias nas categorias: I (acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unesc e outras universidades); II (alunos e professores das escolas de ensino fundamental, médio e cursos técnicos); III (comunidade em geral) e IV (colaboradores de empresas).

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE