• Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc traz programação aberta para toda a comunidade

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc traz programação aberta para toda a comunidade

19 Out, 2018 17:37:45 - Variedades

Criciúma (SC)

 Unesc promove de 22 a 26 de outubro a nona edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), evento institucional realizado anualmente em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este ano a temática do evento é a Ciência para Redução das Desigualdades, que tem como base o 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas.   

O tema pretende fomentar o uso social da ciência e da tecnologia e auxiliar no combate das desigualdades por meio da popularização e da divulgação da mesma. “As desigualdades podem ser reduzidas pela utilização dos resultados das pesquisas e das ações de extensão a fim de minimizar a distância entre os conhecimentos produzidos e a aplicação destes para a melhoria da qualidade de vida e o empoderamento da comunidade. A ciência e tecnologia podem viabilizar a inclusão social, política e econômica, independente de idade, gênero, deficiência, raça, origem, condição econômica ou outra”, analisa a coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, Merisandra Cortes de Mattos Garcia.

A Semana de Ciência e Tecnologia vai movimentar o campus da Unesc e deve receber centenas de visitantes diariamente. Nesta quinta-feira (18/10) foi iniciada a montagem da estrutura que receberá as atividades do evento; como palestras, minicursos, workshops, oficinas, atrações culturais, apresentações de trabalhos orais, pôsteres de iniciação científica e de extensão e relatos de ensino resultantes das atividades da

Unesc e de outras instituições.

A Semana terá congrega diversos eventos paralelos, incluindo o 18º Seminário de Iniciação Científica, o 10º Salão de Extensão, o 8º Salão de Ensino, o 4º Salão de Pós-graduação, a 5ª Feira de Inovação, o 5º Talento Musical, a 4ª Feira de Ciências, o 3º Bootcamp, o 3º Workshop de Arqueologia e o 1º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia.

A coordenadora da Semana explica que a SCT é uma oportunidade para estimular a iniciação científica e tecnológica como forma de construir e aplicar o conhecimento adquirido em diferentes espaços, dentro e fora da Universidade. “Esse estímulo acontece não somente no meio acadêmico, mas também na sociedade, por meio da Feira de Inovação e da Feira de Ciências, promovendo a inserção da comunidade na Universidade”, observa. 

A abertura oficial do evento acontecerá na segunda-feira (22/10), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com palestra e mesa redonda. Estarão participando o professor da Universidade de Brasília, Nathan Carvalho Pinheiro, que aborda a temática da semana, no painel “As desigualdades na ciência e o papel da ciência na redução das desigualdades”. Também estarão participando da abertura, Mariana Schuchovski, da Fundação Getúlio Vargas, com o tema “Agenda 2030 e a oportunidade do desenvolvimento sustentável” e Gabriel Sant’Anna Palma Santos, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que vai falar sobre Tecnologia em Santa Catarina.

Outro destaque da semana será a realização da 1ª Reunião Aberta da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) no sul do Estado. O encontro acontece na terça-feira (23/10), às 14 horas, e dá continuidade ao movimento catarinense de defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação, criado em 2017. A reunião é promovida pela Secretaria Regional da SBPC em Santa Catarina e é aberta a todos os professores, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas. Um dos temas do encontro é a

rede de apoio às iniciativas que visem a popularização da ciência, a comunicação entre instituições de pesquisa e a sociedade em geral, bem como a atuação política junto às esferas governamentais de Santa Catarina em prol de uma política pública consistente e contínua de promoção do desenvolvimento científico em todas as áreas do conhecimento.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE