• Semana de Ciência abre espaço para a discussão sobre Saúde e Diversidade

    Convidado para abordar a temática foi o professor e pesquisador do assunto, Daniel Canavese de Oliveira 

Semana de Ciência abre espaço para a discussão sobre Saúde e Diversidade

29 Out, 2020 16:06:31 - Educação

Criciúma (SC)

A relação entre a saúde e a diversidade esteve no foco da discussão de uma das atividades da noite desta quinta-feira (28/10) na 11ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. A temática foi abordada pelo professor doutor e pesquisador do assunto, Daniel Canavese de Oliveira, em evento transmitido pelo canal Unesc Oficial no YouTube.

Daniel, que tem formação de dentista sanitarista, atua na docência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e participa de pesquisas voltadas à temática da diversidade e suas perspectivas dentro da área da saúde.

Para o convidado, o olhar ampliado sobre a concepção da saúde e a mudança de paradigmas que atingem diferentes grupos é um passo para a mudança e, desta forma, tratar sobre o assunto e levar conhecimento sobre ele é plantar em cada um dos ouvintes o compromisso de levar essas informações para a sua realidade, seja em qual área for.

“Me sinto muito honrado pelo convite, pois são sementes que são colocadas. Peço que esses espaços sejam mais frequentes, mais possíveis e que fiquemos com o compromisso, agora que sabemos mais e refletimos sobre o assunto, de levar adiante e fazermos a diferença nos espaços onde estamos”, destacou aos espectadores.

Falar sobre as barreiras enfrentadas e olhar de forma profunda para a temática da diversidade, conforme o professor Jacks Soratto, faz parte daquilo que a Universidade defende. “Foi fantástico tratar sobre esse assunto que temos como algo de extrema importante e convergente com o momento atual. A discussão vai bem ao encontro do que entendemos como saúde ampliada e isso também é ter olhares diverso, equânimes sobre todas as áreas e campos de atuação. A noite foi de despertar de inquietações, fortalecimento de algumas certezas e gerações de algumas dúvidas”, destacou.

A parceria do ministrante da noite com a Unesc, conforme do professor Rafael Amaral, mediar da palestra da noite, será duradoura. “Foi uma honra recebê-lo para compartilhar conhecimento sobre essa temática tão emergente. Tenho certeza de que essa parceria vai se encaixar muito bem. É um orgulho para nós, enquanto professores, abrirmos espaço para falar sobre diversidade no principal evento acadêmico da Instituição”, completou.

Participaram com comentários e questionamentos ao palestrante da noite as turmas de primeira fase dos cursos de saúde da Unesc e residentes em saúde, além da comunidade em geral.

Todo o conteúdo explorado pode ser acessado no canal da Unesc TV no YouTube.

Dias de intensa programação

A 11ª SCT segue até sexta-feira (30/10) e até lá com extensa programação virtual e gratuita. Nesta quarta-feira (28/10) o dia foi de dezenas de atividades virtuais. Mesmo sem toda a tradicional estrutura montada no campus para receber centenas de visitantes de forma presencial, a SCT envolve toda a comunidade acadêmica para este que é o maior evento da Universidade.

Entre as atividades do dia esteve a 6ª Feira de Ciências. Neste ano a Feira recebeu estudantes do Colégio Unesc e do Colégio Marista para compartilharem experiências científicas e aprenderem sobre temáticas como eletricidade, misturas homogêneas e heterogêneas, sistema solar, neurociência e até a técnica de secagem de plantas, a exsicata. (http://www.unesc.net/portal/aicom/blog/48997-sct-feira-de-ciencias-recebe-alunos-para-descomplicar-experiencias)

No final da tarde os olhares se voltaram a Araranguá. Em evento realizado pelo Google Meet, a SCT abordou a Tríplice Hélice de Inovação da Unesc Araranguá. O encontro destacou o envolvimento da Universidade, da Weber Empreendimentos e do poder público em ações de capacitação e empoderamento da sociedade local, potencializando empreendimentos e proporcionando novas competências às pessoas. (http://www.unesc.net/portal/aicom/blog/48998-triplice-helice-de-inovacao-da-unesc-ararangua-em-evidencia).

Ainda pela manhã uma das atividades que reuniu grande público foi a oficina de criação e edição de material audiovisual, voltado para as vídeoaulas. O encontro virtual, organizado pela Empresa Júnior do curso de Matemática (Promat Jr.), teve como foco professores de graduação e de pós-graduação e estudantes dos cursos de Licenciatura da Unesc, além de profissionais da rede estadual e municipal. (http://www.unesc.net/portal/aicom/blog/48995-sct-criacao-e-edicao-de-material-para-videoaulas-e-tema-de-oficina).

Os interessados em navegar pela programação da Semana de Ciência e Tecnologia e escolherem as temáticas que lhes interessam podem ainda acessar o calendário completo no site sct2020.unesc.net, página na qual podem fazer a inscrição.

Edição 2020

A 11ª SCT Unesc tem patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi.

Vinculados à Universidade, são parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN - Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal