• Semana da Saúde em Cocal reúne centenas de pessoas

Semana da Saúde em Cocal reúne centenas de pessoas

07 Abr, 2017 11:26:54 - Geral

Cocal do Sul (SC)

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul realizou nesta semana, uma programação especial com foco no debate, orientação e prevenção à saúde. A iniciativa faz parte da celebração em comemoração ao dia Mundial da Saúde (7) que neste ano traz como tema “Depressão”. Nesta sexta-feira, 07, a equipe municipal de saúde e parceiros promoveram uma série de atividades no salão paroquial da Igreja Matriz. Durante o encontro foram oferecidos verificação de pressão arterial e distribuição de material informativo, oficinas com usuários do CAPS e Apae, Orientação sobre Saúde Bucal, exposição da Pastoral da Saúde, alongamento, zumba com a professora Xandra J. Caetano e palestra sobre plantas medicinais com o Padre Valmor Della Giustina.

Durante a semana, um ciclo de palestras e roda de conversa também foram realizadas, reunindo centenas de pessoas, entre adolescentes, adultos, profissionais e comunidade em geral. Na última segunda-feira (3), cerca de 400 adolescentes e jovens participaram nos períodos da manhã e tarde do bate papo com o tema “Drogas e seus malefícios à saúde”. O encontro foi ministrado de forma visual e impactante, a palestrante Janete Minotto Scoss, que descriminou os tipos de drogas, consequências, doenças, aparência, perdas, entre outros. E contou ainda com a experiência e interação do ex-usuário e presidente do Centro de Treinamento de Adicções – CENTRAD, Ricardo Dajori Possamai. Uma vivência que despertou a atenção e curiosidade dos estudantes que interagiram com uma série de questionamentos.

“Pra mim foi importante falar desta atualidade. Tenho amigos que já estão neste mundo e estão cada vez mais distantes da gente. É muito triste. Acredito que a gente tenha que respeitar a nossa saúde e dar valor a ela”, observou Paulo Jorge Barbosa, 14 anos.


Profissionais da saúde, educadores e Apae também participaram de uma roda de conversa sobre Depressão Infantil, com o instrutor Dr. Giovanni Rizzo. “Esta é uma preocupação que a secretaria da Saúde tem. É extremamente importante que tenhamos profissionais capacitados para identificar a doença, prevenir e tratar precocemente todas as situações adversas. A identificação e o tratamento precoce fazem toda a diferença na vida da criança e da família. Por esta razão estamos intensificando as capacitações com este perfil para que possamos envolver todos os profissionais”, ressalta a secretária de saúde, Sinara Crippa Milanez.

A semana integrou ainda profissionais gerais e agentes comunitárias de saúde da rede municipal para uma roda de conversa Motivacional, com a psicóloga Fabiane Guse e a população geral, cuidadores e profissionais que participaram da palestra “O que você precisa saber sobre pé diabético na prevenção de amputação”, com a médica Dra. Ana Paula Nazário.

“Nossa equipe está muito satisfeita com o resultado dos trabalhos realizados nesta semana. Desde janeiro nós nos programamos para que a semana fosse marcante e realmente fizesse a diferença em participação e atuação. Atingimos o nosso propósito envolvendo desde os adolescentes até a terceira idade, sempre interagindo com as realidades e necessidades a serem exploradas. Nós precisávamos parar e repensar todas as práticas profissionais. É preciso pensar muito na depressão, tem que ser conversado e é necessário que seja bastante debatido para que não tenhamos agravos maiores. Só temos a agradecer as parcerias e empenho de todos os envolvidos”, finaliza Sinara.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança