• Sem grana para estudar? Conheça as bolsas que podem ajudar

    Lista mostra de que forma você pode fazer uma graduação por meio de bolsa de estudos

Sem grana para estudar? Conheça as bolsas que podem ajudar

15 Mai, 2018 10:39:12 - Educação

Criciúma (SC)

O sonho de fazer uma graduação pode se tornar realidade mesmo quando estamos sem condições financeiras. Isso porque, são muitas as possibilidades que temos de estudar hoje em dia por meio de bolsas.

Marcos Brocca, 45 anos, é um exemplo disso. O radialista sonhava em cursar Jornalismo já que atuava na área profissional há 20 anos sem formação. Por meio do Prouni, o acadêmico garantiu 100% da faculdade e se forma jornalista ainda neste ano.

“Desde que sonhei em fazer uma faculdade eu queria Jornalismo, mas isso era coisa para quem tinha pai rico, não tinha como eu fazer. Até que, por meio do Enem, eu consegui a bolsa integral e hoje sou quase um jornalista por formação”, comentou.

A Faculdade Satc amplia as possibilidades de ingressos em um de seus 11 cursos por meio de bolsas ou financiamentos com custo mais baixo ao acadêmico. Conheça quais as modalidades existentes e como se inscrever em algum dos programas:

Técnico de Valor:

A oportunidade garante descontos na mensalidade para o ex-aluno Satc que tenha concluído o curso em 2017. Quem terminou o ensino médio na instituição terá 25% e os estudantes que cursaram o médio e o técnico na Satc terão 50% de desconto nas parcelas. É a chance de quem passou pela instituição fazer um curso de graduação numa entidade com quase seis décadas de atuação.

Cientista Júnior 

Estudou em escola pública e agora quer ser aluno Satc? Então esta pode ser a sua chance de ingressar na faculdade. A bolsa é destinada a alunos que sejam curiosos e tenham aptidão para a pesquisa científica. O Cientista Júnior é um programa para quem quer fazer um curso superior com bolsa de 50%. O programa avalia as médias e o desempenho dos estudantes que terão 50% de descontos e irão estagiar quatro horas na Satc em projetos de pesquisa.

Mérito Veterano

A ideia é valorizar também os alunos que já estudam na Satc, por isso o Mérito Veterano vai coroar o aluno que obtiver a melhor média de cada curso da instituição. A ideia é motivar os estudantes veteranos. Desta forma, o premiado vai poder escolher a gratuidade da matrícula ou uma mensalidade do próximo semestre. É um desconto para quem já é Satc.

Bolsa Santander

Um auxílio para custear os estudos pode cair muito bem para quem pretende fazer um curso superior. A Bolsa Santander contempla estudantes com bom desempenho no histórico com duas bolsas anuais no valor de R$ 300. É necessário fazer uma inscrição e concorrer ao auxílio. Mais detalhes no site do Santander.

Satc Agora

É a modalidade que permite aos novos alunos parcelarem a faculdade com a própria instituição. O Satc Agora permite que o estudante divida o valor, 50% enquanto cursa a graduação e os outros 50% depois de estar formados, sem juros e sem taxa adicional.

Prouni

O Prouni é um programa do Governo Federal de concessão de bolsas integrais e parciais em cursos de graduação. Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, os estudantes precisam fazer o Enem e obter a nota mínima estabelecida pelo MEC em cada curso. Deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Informações no site do programa.

Art.170

Essa é mais uma forma de estudar por meio de bolsa e cursar a graduação tão sonhada. Anualmente são concedidas 12 parcelas de concessão para os alunos, de acordo com o índice de carência. O programa do Governo do Estado é uma forma de custear os estudos. Os contemplados com o Art.170 devem cumprir 20 horas de trabalho voluntário e estar cadastrado no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU).

Art.171

O Art. 171 permite que os estudantes ingressem em uma graduação por meio do Programa de bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). A modalidade é um Programa fomentado pelo Governo do Estado. É um benefício para quem terminou o ensino médio em escola pública. O valor concedido é igual ao valor da mensalidade do curso.

Fies

O Fies permite o financiamento da graduação a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior por meio de taxa de juros mais amenas. O porcentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal. O programa é mais uma das formas de ingresso e facilitação para acadêmicos que sonham com a faculdade. Podem se inscrever no Fies candidatos que tenham feito o Enem, entre outros requisitos.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal