• Segurança privada oferece diferenciais em tecnologia

Segurança privada oferece diferenciais em tecnologia

05 Abr, 2019 16:45:31 - Segurança

Criciúma (SC)

Os índices de criminalidade crescem cada vez mais em todo o país e, em contrapartida, os investimentos do Poder Público em segurança são cada vez mais limitados. Com isso, os cidadãos de bem aumentam a procura por segurança privada, seja em empresas, condomínios ou residências. Como a demanda faz o mercado, o setor aproveita para apostar em tecnologia. É importante que toda empresa, instituição, residência ou condomínio, seja comercial ou residencial, vertical ou horizontal, zele pela segurança das pessoas e de seus bens. Para isto, já existem diversas opções em vigilância e segurança no mercado.

A vigilância humana é uma delas, inclusive com resultados positivos. No entanto, apresenta vulnerabilidade, pois mesmo com uma carga intensa de treinamento e capacitações, existem riscos presente, como pontua o diretor da Empretec Vigilância Patrimonial, Davi Teixeira. “Existe a possibilidade de vínculo do profissional com outras pessoas, o que pode prejudicar o sistema inicial de segurança. O vigilante também se torna um alvo na investida de criminosos, pois estamos falando de uma vida humana”, salienta.

Portaria
 Remota

A segurança eletrônica se tornou diferencial, e uma das novidades mais recentes no mercado é a chamada Portaria Remota. Trata-se de um sistema de segurança eletrônico para o controle de acesso de pessoas e veículos. É integrado a uma base monitorada 24 horas por dia, sete dias por semana. “Serve tanto para empresas, indústrias e outras instituições, como para condomínios, sejam verticais ou horizontais. Através desse sistema, a entrada e saída de todas as pessoas é monitorada à distância, de forma remota e eletrônica”, explica Teixeira.

A estrutura é montada de modo personalizado. O ponto principal é a portaria com controle de acesso remoto, mas também é possível implantar um Plano de Segurança eletrônica junto à Portaria Remota, com câmeras de videomonitoramento, sensores, alarmes e barreiras de acesso.

Empresas

Nas empresas a Portaria Remota monitora entrada e saída dos administradores, funcionários, fornecedores, prestadores de serviços, clientes e veículos. No caso das pessoas ligadas à empresa, o acesso pode ser realizado por meio de tags, cartões ou biometria (impressão digital). O tag ou cartão de acesso é de uso individual e nele constam os seus dados pessoais e os horários em que o seu acesso é permitido, ou seja, fora deles a pessoa não consegue entrar na empresa.

Já em relação ao pessoal externo, como fornecedores, é necessário realizar um cadastro na primeira visita e o acesso somente será liberado caso a empresa tenha agendado ou permitido. O cadastro é feito apenas uma vez, mas a identificação é exigida todas as vezes. A comunicação é feita através de um sistema que liga a portaria da empresa com a base 24 horas. “Além de ter acesso ao cadastro da pessoa que deseja entrar ou sair, nosso funcionário também consegue visualizá-la por meio das câmeras”, destaca.

Condomínios

Sejam verticais ou horizontais, moradores, funcionários diários e até visitantes preferenciais podem acessar o local por meio de biometria e tag, mas para a entrada de outras pessoas, como prestadores de serviços e visitas não frequentes, também serão exigidos o cadastro, identificação e a autorização do morador. A entrada e saída de veículos na garagem do prédio é liberada através de biometria e Cod light previamente registrada pelo morador.

Sistema de pânico

Um dos principais diferenciais da Portaria Remota é o sistema de coação, através do qual o morador comunica a base que está em situação de perigo. Teixeira ressalta que, na biometria, o morador registra cinco digitais, mas usará sempre o mesmo para liberar o seu acesso.

“Temos o que chamamos de digital de coação, o qual deve ser usada somente em caso de perigo real, por exemplo quando o morador é rendido e o criminoso está no carro com ele tentando acessar o condomínio. O morador usa o dedo de coação para liberar o portão e até consegue o acesso, a fim de que o criminoso não perceba o que está ocorrendo. Imediatamente a nossa base já recebeu o sinal de alerta e as medidas de segurança serão realizadas”, afirma.

Para mais informações, entre em contato com a Empretec Vigilância Patrimonial através do telefone (48) 3462.6166.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança