• Segurança na Internet: Confira alguns cuidados que se deve ter

    Veja dicas para preservar informações e evitar que terceiros usem seus dados pessoais

Segurança na Internet: Confira alguns cuidados que se deve ter

12 Abr, 2017 16:23:45 - Segurança

Araranguá (SC)

Quando você acessa redes sociais ou usa serviços online você fica atento para não deixar suas informações acessíveis a estranhos? Cuidados básicos, como sair da conta do e-mail e não deixá-lo aberto, pode evitar que outras pessoas usem suas senhas e dados contra você.

No Facebook, Instagram e em outros apps de compartilhamentos de informações é preciso ter cautela e atenção, reforça o analista de telecomunicações da Contato, Carlos Eduardo de Senna Tavares.

“São inúmeros os cuidados que devemos ter ao utilizarmos rede social, isso tanto para o pessoal como o virtual, como exemplo, aceitar amigo desconhecido em uma rede social requer cuidado redobrado, pois muitos fraudadores usam perfis fake para roubar informações das vítimas. Tomando isso como gancho, devemos ajustar a privacidade para publicar algo somente para rede de amigos, restringir ao máximo as informações pessoais, evitar ao fazer ‘check-in’ das redes sociais, pois isso ‘desenha’ sua rotina pessoal, tornando você vulnerável a criminosos”, alerta o colaborador.

Além disso, o analista ressalta que é preciso tomar cuidado ao navegar na web. “E falando em segurança virtual, muito cuidado ao clicar em qualquer link vindo ou não de sua rede de amigos, pode se tratar de algum programa mal intencionado com intuito de monitorar tudo o que você digita, pegando assim suas informações pessoais. Também muita cautela ao baixar qualquer aplicativo integrado ou não a redes sociais, pois há relatos de que alguns deles coletam também informações pessoais e, claro, manter uma senha segura que contenha caracteres especiais como ‘* & # $’ , e nunca passar para alguém, essa são algumas dicas que devemos tomar quando se trata de rede sociais”, ressalta.


O auxiliar administrativo do setor financeiro, Bruno Canela, conta que utiliza não só redes sociais, mas também acessa sites de bancos e compras. No caso, de usar serviços de internet banking, ele usa apenas um dispositivo, o celular, e suas senhas sempre misturam letras maiúsculas e minúsculas, e números. “Para mim, as senhas têm um sentido, mas outras pessoas não fariam ideia”, conta.

Outro cuidado que o jovem toma é não usar um computador compartilhado, em lugares como lan houses, devido à possibilidade de pegar um vírus da máquina. Além disso, o notebook que usa tem senha e o rapaz procura não passar seus cartões em qualquer estabelecimento.

Sobre uso da web para questões financeiras, Carlos recomenda que as pessoas não apostem apenas na eficiência do antivírus para usar os serviços online. “O ideal é nunca utilizar internet pública, sempre que possível usar o aplicativo de celular oferecido pelo banco em si”, sugere, lembrando ainda que fazer uso do teclado virtual é uma boa prática.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança