• Segundo pesquisa, Içara produz 4,5% do mel catarinense

Segundo pesquisa, Içara produz 4,5% do mel catarinense

23 Nov, 2016 16:35:16 - Geral

Içara (SC)

Santa Catarina possui 293.482 colmeias. São 6,5 mil toneladas de mel por ano em safras normais. Dentre 6,1 mil apicultores do estado, em Içara há 74. Eles cuidam de 14.227 colmeias e atuam na produção de 293 toneladas. O volume corresponde a 4,5% do montante catarinense. Os números confirmam o estado como maior produtor de mel por quilômetro quadrado e o maior exportador do produto do país. 

Ao todo foram necessários dois anos para o levantamento da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina com apoio da Fundação do Banco do Brasil e do Sebrae em todas as cidades catarinenses. Conforme o presidente da FAASC, Nésio Fernandes de Medeiros, os dados garantem uma informação precisa do que representa a apicultura, mostrando “quem somos, quanto produzimos e para onde pretendemos ir”.

Nésio relata que antes deste levantamento existia uma estimativa que o Estado contava com 30 mil propriedades rurais com abelhas e agora há confirmação que não passam de nove mil famílias dedicadas à apicultura. “A qualidade não ficou para trás: metade do mel catarinense é exportada e 50% do total produzido tem certificação orgânica”, complementa. Enquanto o Brasil produz em média 5kg por quilômetro quadrado, em SC esse índice é de 63.

Além de Içara, as cidades de Bom Retiro, Urubici e Santa Terezinha estão entre os quatro maiores produtores de mel. Em SC, somente Balneário Camboriú, Pinheiro Preto, Bombinhas, Capivari de Baixo, Navegantes e Faxinal dos Guedes não desenvolve a atividade. “Este levantamento vai servir de base para que os órgãos de assistência técnica – Epagri, Senar, Sebrae, UFSC-, possam programar o planejamento de trabalho com o produtor”, completa.


TEXTO: CANAL IÇARAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança