• Segunda fase da campanha “O Voto é Meu” é apresentada no Colégio Catarinense

Segunda fase da campanha “O Voto é Meu” é apresentada no Colégio Catarinense

19 Set, 2018 15:24:46 - Geral

Florianópolis (SC) 

 Foi apresentada nesta terça-feira (18), no Colégio Catarinense de Florianópolis, a segunda fase da campanha “O Voto é Meu – Meu futuro, minha escolha”. Durante o evento, o presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, e o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de SC, desembargador Antônio Zoldan da Veiga, conversaram com alunos de 16 e 17 anos sobre a importância da participação efetiva na política, por meio do voto.

De acordo com o presidente do TRE-SC, a campanha serve como um estimulo ao jovem que emite muitas opiniões e críticas sobre a situação atual nas redes sociais, mas não sabe como participar efetivamente da política. “Estamos incentivando e motivando os jovens a votar e depois fiscalizar as ações de seus candidatos. Caso ainda não tenham um candidato, estamos instigando para que pesquisem entre todos que estão registrados para participar dessa eleição aquele que mais representa seus anseios e suas vontades, e que depois de eleito o fiscalizem”, explicou Roesler.

Entre os temas apresentados e discutidos com os alunos estiveram a importância do voto jovem, a participação das mulheres na política, a segurança da urna eletrônica, o combate às fake news e a diferença entre voto branco e nulo.

Durante a participação dos jovens, muitos se manifestaram sobre porque fizeram ou não o título de eleitor. Eric Machado Ferreira, de 17 anos, comentou que “eu não tinha maturidade suficiente quando tinha 16 anos para votar. Esse ano, ano de eleição, já me considero mais maduro, então decidi tirar o título e votar por uma questão ideológica, porque quero um avanço para o país”.

Já Luiza Magalhães Valente, aluna do 2º ano, não fez o título, mas afirmou que “a palestra de hoje me incentivou a ter certeza de que vou querer participar das próximas eleições e me envolver mais na política, que é uma coisa que eu gosto bastante. Acho importante que desde jovem as pessoas comecem a pesquisar e participar”.

Em Santa Catarina, são 110.553 jovens de até 18 anos inscritos na Justiça Eleitoral e que poderão votar nas próximas eleições. Em Florianópolis, são 5.369 eleitores nessa faixa etária.   

Ações no estado

A apresentação no Colégio Catarinense foi o lançamento da segunda fase da campanha “O Voto é Meu – Meu futuro minha escola” nas escolas. Essa fase começou a ser divulgada nas redes sociais do TRE-SC no último dia 6 de setembro.

Estão agendadas para a próxima sexta-feira (21), ações nas escolas EEB Santos Dumont e EEB Professor João Widemann, de Blumenau, e na Univille de São Bento do Sul.

A primeira fase da campanha, que tinha como objetivo incentivar o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos do estado até o dia 9 de maio deste ano, foi replicada em 23 escolas do estado, por meio dos juízes eleitorais e servidores locais.

A segunda fase da campanha tem como finalidade estimular o jovem que tirou o título, e tem o voto facultativo, a participar de fato da eleição. “A divulgação da campanha precisa ser perene, ou seja, não pode parar, então vai ser um ciclo que vai começar em algumas escolas nos maiores centros. Depois, nós vamos precisar da participação dos juízes nas Zonas Eleitorais para que isso continue acontecendo. O jovem de hoje é o adulto de amanhã, por isso, essa campanha é permanente, precisamos levar educação e ensinar aos nossos jovens o que é o exercício da cidadania”, destacou o desembargador Antônio Zoldan da Veiga.

As ações da primeira e da segunda fase da campanha “O Voto é Meu”, projeto da gestão do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, des. Ricardo Roesler, e desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC, fazem parte do projeto Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina.  

Os 22 vídeos produzidos para a segunda fase da campanha estão sendo veiculados nas redes sociais do Tribunal: Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE