• SED e Udesc se unem em recuperação à EEB Deyse Werner Salles

SED e Udesc se unem em recuperação à EEB Deyse Werner Salles

02 Mai, 2017 11:16:55 - Educação

Florianópolis (SC)

Há mais de um ano a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) trabalham juntas em busca de alternativas para reconstrução da EEB Deyse Werner Salles. A parceria foi oficializada nesta quinta-feira, 27, entre o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, com a presença do promotor de Justiça, Davi do Espirito Santo. Foi entregue à SED a proposta detalhada da Udesc e o cronograma de execução.

Após Audiência Pública promovida pela 25ª Promotoria de Justiça do Ministério Publico de Santa Catarina,  na terça-feira, 25, ficou acordado que a Secretaria de Estado da Educação passará o terreno da EEB Deyse Werner Salles para  a Universidade que, em contrapartida, fará a reconstrução da escola. Localizada no Bairro Capoeiras, na área Continental de Florianópolis, a escola possui amplo terreno que passará a abrigar a nova unidade escolar e o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da universidade.

A área de cerca de 30 mil metros quadrados terá espaços para uso compartilhado entre a instituição de ensino superior, a escola e a comunidade, como o ginásio e o auditório. Além disso, a Udesc Cefid beneficiará alunos e moradores com projetos nas áreas de saúde, esporte e lazer e ainda oferecerá apoio pedagógico, com auxílio do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, aos professores da unidade básica de ensino.

O plano de ocupação do espaço contempla piscina semiolímpica e terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança e ginásio de ginástica rítmica. Além disso, ganharão novas estruturas a Clínica Escola de Fisioterapia, todos os laboratórios atuais e as salas de aula e administrativas, além de auditório, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala das representações estudantis. 

Para Deschamps, a parceria trará inúmeros benefícios à comunidade do entorno, pois além da escola ganharão um Centro universitário e a implantação de diferentes projetos e ações. “Temos a certeza que a comunidade escolar está muito feliz com o desfeche desta história. Além de uma nova escola terão ainda a possibilidade de desenvolverem outras atividades tanto de interesse dos alunos como dos professores e pais. O trabalho para chegar até aqui foi longo, mas teremos bom retorno”, destaca. A pedido do promotor o secretário assegurou que parte do recurso que seria usado na construção deste escola será utilizado para reforma da EEB Presidente Roosevelt, de Coqueiros, escola que acolheu os alunos da Dayse.

Segundo o reitor o momento é de trabalhar para fazer as ações necessárias e acompanhar a execução e o cronograma. “Queremos iniciar o quanto antes, pois tem muita coisa a ser feita. A previsão de entrega da nova escola é o primeiro semestre de 2020”, enfatiza.

O promotor de Justiça, Davi do Espirito Santo foi o responsável pela realização das audiências públicas junto à comunidade. “Sempre procuramos ouvir o que a comunidade quer. A última que realizamos foi de grande emoção, pois essa é uma comunidade muito engajada e com ampla participação. Este projeto vai além da estrutura física, atingindo o pedagógico, a aprendizagem. Outro ponto é que os alunos da Dayse poderão se espelhar nos universitários da Udesc”, comenta entusiasmado.

Quem está feliz com o resultado é o diretor da escola, James Rafael Ribeiro Valle. “Teremos uma escola nova para atender toda a comunidade do entorno. Porém, os benefícios irão estrapolar os muros da escola. Temos boas perspectivas e o mais importante foi o envolvimento de toda a comunidade escolar, que participou ativamente do projeto da nossa nova escola”.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE