• Secretário visita escolas com baixo desempenho no IDEB

Secretário visita escolas com baixo desempenho no IDEB

12 Fev, 2019 10:07:57 - Educação

Florianópolis (SC)

Com o retorno das aulas da rede estadual de ensino para aproximadamente 530 mil estudantes em mais de mil unidades nesta segunda-feira, 11, o secretário da Educação Natalino Uggioni optou por visitar escolas da região serrana catarinense. O critério das escolhas foi o baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

A primeira, de sete visitas ao longo do dia, foi na EEB Armando Ramos de Carvalho, em Lages, que obteve nota 4.5 nos anos iniciais (1° ao 5° ano) e 3.3 nos anos finais (6° ao 9°), conforme o último resultado divulgado pelo Ministério  da Educação (MEC) em setembro de 2018. Lembrando que a escala é de 0 a 10 com avaliação dos alunos em língua portuguesa e matemática.

O município possui nota 0,770, de acordo com a publicação realizada na mesma época pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. "É evidente que as comunidades mais vulneráveis devem ter programas diferenciados, mas o engajamento da família na escola e o comprometimento dos profissionais devem ser prioridade. Quem não está em sala de aula deve trabalhar para quem está, tanto os alunos como professores, para que o processo de ensino aprendizagem tenham melhores resultados", pontua o secretário.

O Cartão Serviço, nova ferramenta para auxiliar os professores na contratação de serviços de manutenção, é novidade para o diretor Luiz Anderson Antune, que atua há três anos na gestão da escola. "Além de facilitar, esse novo recurso vai adiantar bastante as pequenas pendências", diz o diretor.

O Cartão Serviço foi criado como complementação do que já existe, chamado Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina, para compra de materiais de serviço, como, por exemplo, latas de tintas, torneiras etc.

Meta 2019

Está no planejamento deste ano criar uma ferramenta de avaliação própria de Santa Catarina para monitorar, diagnosticar e solucionar com mais eficácia os déficits. A ação foi divulgada em coletiva de imprensa na última quinta-feira.

Agenda

Ainda nesta segunda-feira, Natalino acompanhado pelo diretor de Articulação com os Municípios da pasta, Osmar Matiola, visitou a EEB Prof. Jorge Augusto N. Vieira, EEB Otília Ulysséa Ungaretti, em Cerro Negro e na EEB Major Otacílio Couto, em Campo Belo.

Na terça-feira, a visita será na EEB Belisário Ramos, Parque Tecnológico Orion e IFSC, em Lages, além da EEB Martinho de Haro, em São Joaquim e na EEB Padre Antonio Trivelin, em Painel.

Matrículas

Quem ainda não efetuou a matrícula, pode comparecer na escola mais próxima da residência ou do endereço profissional para consultar a disponibilidade de vaga. Caso não haja, a equipe escolar direcionará o interessado à escola mais próxima. Documentos necessários para matrícula: Certidão de Nascimento; Carteira de Identidade; Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar; Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula); 1 foto 3x4; Carteira de vacinação, para  os estudantes do Ensino Fundamental e Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis.

Escolas que não iniciarão o ano letivo nesta segunda-feira, 11

Das 1.073 escolas, apenas sete tiveram o início das aulas prorrogadas. Confira abaixo as escolas e os motivos:

RIO FORTUNA - início das aulas dia 12, juntamente com o município devido ao transporte escolar.
EEB Nossa Senhora de Fátima

IMARUÍ - devido ao transporte escolar (em licitação)
EEB Prof Luiz Felix Barreto
EEB Prof Eulina Heleodoro Barreto

JOSÉ BOITEUX - devido ao transporte escolar (em licitação)
EIEF Vanhecu Patte
EIEF Luzia Meiring Nunc Nfoonro
EIEB Laklano

SÃO JOSÉ
EEB Nossa Senhora da Conceição - Roçado (devido ao vendaval da sexta-feira, 1). Início das aulas dia 18/02.

CHAPECÓ
30 escolas - retorno das aulas quarta-feira, 13/02

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança