• Secretário Sopelsa assume Comissão de Agricultura do Codesul

Secretário Sopelsa assume Comissão de Agricultura do Codesul

01 Set, 2017 11:04:51 - Geral

Florianópolis (SC)

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, recebeu solenemente nesta quarta-feira, 30, a presidência da Comissão de Agricultura do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) do secretário do Rio Grande do Sul, Ernani Polo. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada na Casa do Produtor Rural Catarinense, durante a Expointer, em Esteio (RS).

De acordo com Sopelsa, o desenvolvimento do setor agropecuário no Sul é um dos pontos fundamentais para atingir o maior objetivo do Conselho neste momento, que é a retomada do crescimento econômico. O secretário revela que a meta da comissão deve ser o fortalecimento e a cooperação entre os estados para evoluir, principalmente, em questões como a segurança sanitária, buscando resultados que beneficiariam a todos os estados.

Santa Catarina é o único estado livre de febre aftosa sem vacinação do Brasil, enquanto que os outros estados ainda vacinam para imunizar os animais contra esta doença. “O estado do Paraná demonstrou que pretende fazer mais duas vacinações e começar o processo de suspender a vacinação contra a febre aftosa, o que será mais um grande avanço. Um caminho que também deve começar a ser trilhado pelo Rio Grande do Sul”, explica. Santa Catarina mantém 63 barreiras sanitárias com o Paraná, o Rio Grande do Sul e Argentina para controlar o trânsito de animais.


Com a posse do governador Raimundo Colombo como presidente, neste mês de agosto, a coordenação do Codesul passou do estado do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. O conselho foi criado em 1961, por meio de um convênio entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, com a adesão do Mato Grosso do Sul 1992. Os quatro estados são os maiores produtores do país.

O objetivo do Codesul é estudar os problemas das regiões envolvidas, equacionar e propor soluções, estimular o intercâmbio nas diversas áreas do Governo dos Estados, de modo a harmonizar e consolidar as ações de interesse regional.

A cerimônia realizada na 40ª edição da Expointer, em Esteio, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, contou com a presença do presidente do BRDE, Odacir Klein, do diretor do BRDE-SC, Neuto de Conto, dos secretários de Agricultura do Pará, do Rio Grande do Norte, de Tocantins, representantes do Rio Grande do Sul, Paraná e do Uruguai, que prestigiaram o evento na Casa do Produtor Rural Catarinense.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO
 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal