• Secretário de Saúde debate demandas da saúde junto aos prefeitos da AMREC

Secretário de Saúde debate demandas da saúde junto aos prefeitos da AMREC

02 Mai, 2018 10:36:42 - Saúde

Criciúma (SC)

O Secretário de Estado da Saúde, Acelio Casagrande, participou hoje a tarde da reunião de prefeitos na AMREC, onde tratou do Banco de Olhos, dos tramites para transplante renal junto aos Hospital São José (HSJ) e abertura do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC).

Acelio anunciou que Estado vai apoiar abertura do Banco de Olho de Criciúma, em parceria com os municípios da AMREC. Por meio da SC Transplante, eles pedem que seja disponibilizado três técnicos de enfermagem, um enfermeiro e um médico. O Estado cederá um médico, um enfermeiro, além da equipe de logística e todos os insumos, segundo Casagrande. O custo da contrapartida será rateado entre os municípios da ARMEC.

Transplante Renal

Outro assunto debatido durante a reunião é com relação ao serviço de transplante renal, que deve ser oferecido junto ao Hospital São José. Será feito a transferência de teto (recursos oriundos do governo federal) do Hospital Santa Isabel, de Blumenau, para o Hospital São José. A expectativa é que o serviço comece a funcionar em até 60 dias.

Hospital Santa Catarina

O cronograma para a abertura do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) também foi assunto durante o encontro. O Secretário de Saúde disse aos prefeitos que acredita que se será não houver entraves burocráticos, até o final de setembro o HMISC deve estar funcionando. O Hospital deve funcionar no prédio novo com 40 leitos de maternidade, quatro salas cirúrgicas e mais a UTI Neonatal.

“Vamos falar em 2018 para não errar, mas nossa expectava é que todo seja concluído no final de setembro”, analisa Acelio. Ainda segundo ele, o Estado compartilhará a gestão do Hospital com Criciúma, onde a maternidade do Hospital São José será transferida para o HMISC. O prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro comentou o assunto durante a reunião, dizendo que a gestão compartilhada é uma forma de fazer justiça com a tesouraria de Criciúma, que vinha bancando o serviço sozinha.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal