Secretário da Agricultura discute Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa

24 Abr, 2018 15:00:59 - Geral

Brasília (DF)

Nesta quarta-feira (25), os secretários estaduais de Agricultura de todo país estarão em Brasília para tratar do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). A reunião foi proposta pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e terá a presença do secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies.

O encontro acontece das 14h30 às 17h, na sede do Mapa. Na pauta estão ainda a proposta de modernização da Secretária de Defesa Agropecuária e as sugestões para adequação do Sistema e aprimoramento da Governança.

Febre Aftosa

Em maio deste ano, o Brasil será reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal. Após a certificação, o país passa a implementar o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que quer ampliar as zonas livres da doença sem vacinação.

Hoje, Santa Catarina é o único estado do país reconhecido como livre de aftosa sem vacinação. A última vez que os bovinos catarinenses foram imunizados contra a doença foi em maio de 2000 e a certificação internacional veio em 25 de maio de 2007.

A intenção do Ministério da Agricultura é que a partir de maio de 2019, o Acre e Rondônia, além de municípios do Amazonas e Mato Grosso, iniciem a suspensão da vacinação. A previsão é que os produtores parem de vacinar o rebanho após maio de 2021, e o País inteiro seja reconhecido pela OIE como País livre de aftosa sem vacinação até maio de 2023.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE