• Secretaria do Planejamento avalia versão final do Plano SC 2030

Secretaria do Planejamento avalia versão final do Plano SC 2030

19 Jun, 2018 14:52:01 - Geral

Florianópolis (SC)

O secretário de Estado do Planejamento, Francisco Cardoso de Camargo Filho, avaliou a versão final do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 na tarde desta segunda-feira, 18, no Centro Administrativo, em Florianópolis, durante reunião com coordenadores das equipes que elaboraram o documento. O Plano SC 2030 passou por ajustes técnicos nos últimos dois meses e será, em breve, disponibilizado ao público.

Participaram do encontro o diretor de Desenvolvimento das Cidades da Secretaria do Planejamento (SPG), Norton Flores Boppré, a gerente de Apoio à Gestão das Cidades, Cristina Mara Couldrey, o professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Silvio Cario, e consultor técnico João Vicente Scarpin.

O documento tem natureza consultiva e servirá como instrumento norteador da atuação governamental pelos próximos 12 anos. “O Plano é resultado de mais de um ano de trabalho, reunindo objetivos estratégicos para construirmos a Santa Catarina do futuro", afirmou Camargo Filho.

Elaboração do Plano SC 2030

O Plano SC 2030 foi elaborado ao longo de 2017 numa parceria entre o Governo do Estado (com coordenação geral da SPG), UFSC e sociedade. O processo colaborativo nas diferentes etapas de construção do documento deu-se em 21 oficinas de trabalho setoriais e macrorregionais, envolvendo aproximadamente dois mil integrantes do governo estadual atuantes em distintas áreas da administração pública. 

Também participaram representantes da sociedade civil organizada vinculados a associações de classe, sindicatos, federações e entidades em geral. “Não é um plano feito em ambiente intragovernamental. A opinião da sociedade foi essencial para criarmos um modelo de expansão apoiado em políticas públicas eficientes”, afirmou Norton Boppré.

O estudo levou em conta os potenciais e também das dificuldades econômicas e sociais de Santa Catarina a fim de transformá-lo em um estado referência em sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. Uma das prioridades é o desenvolvimento equilibrado entre todas as regiões.

Para o secretário de Planejamento, o documento servirá de base para os próximos governantes de Santa Catarina e deve ser visto como um plano de Estado. "Outro ponto importante é que as instituições financeiras estão dando prioridade aos investimentos quando o Estado apresenta detalhes substanciais de organização, com metas e indicadores a curto, médio e longo prazos. Em Santa Catarina, o Governo contará com mais este instrumento em prol dos catarinenses, lideranças e Estado”, concluiu.

Governança

O professor Silvio Cario aponta a governança pública como uma forma de acompanhar o uso do Plano SC 2030. “O próximo passo é criarmos uma comissão, com o apoio da sociedade, que servirá de ferramenta para acompanhamento dos indicadores futuros e cobrança dos resultados”, explicou.

Uma prévia do estudo foi apresentada ao governador Eduardo Pinho Moreira em evento no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, no final de março. A versão final do Plano de Desenvolvimento estará disponível nos sites da Secretaria do Planejamento (SPG) e nas demais setoriais nos próximos dias.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE