• Secretaria de Turismo realiza mapeamento dos roteiros turísticos

Secretaria de Turismo realiza mapeamento dos roteiros turísticos

26 Jul, 2016 09:48:11 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Quem tiver uma rota ou roteiro estruturado nas diferentes regiões de Santa Catarina, pode participar do Mapeamento dos Roteiros Turísticos Catarinenses, ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). No formulário, que ficará disponível no site da Secretaria até 31 de agosto, os interessados devem informar detalhes da iniciativa.

Ao lançar esta ferramenta, a SOL pretende criar uma base de dados sobre o turismo no Estado, identificar o grau de desenvolvimento e definir o apoio às iniciativas de roteirização e segmentação turísticas. Para elaborar a ferramenta a equipe técnica utilizou como referência o Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo (MTur) e o processo de roteirização turística.

"Mesmo as propostas que ainda não estão sistematizadas, mas que têm potencial turístico, receberão atenção da nossa equipe. Contudo, a ênfase do levantamento é para roteiros já em funcionamento", explica o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

O cadastro poderá ser feito até 31 de agosto. Na sequência, a equipe técnica da SOL analisará o material cadastrado, categorizando-o e criando um diagnóstico da maturidade de cada iniciativa, o que embasará futuras ações da Secretaria, de forma a otimizar o incremento do turismo em cada região. 

“Conhecer oferta de produtos turísticos é determinante para fins de planejamento, motivo que leva a SOL a realizar este mapeamento”, acrescenta Mello.

O formulário ficará disponível até 31 de agosto. Outras informações podem ser obtidas pelo email roteiros.sc@sol.sc.gov.br e pelo telefone (48) 3665-7495. 

Rota e roteiro

Segundo o Ministério do Turismo, na rota turística existe uma sequência na ordem dos destinos a serem visitados e há sempre um ponto inicial e um ponto final a ser respeitado pelo turista ou visitante. Já no roteiro turístico os atrativos podem ser visitados em qualquer ordem. Porém, tanto a rota quanto o roteiro são uma ordenação planejada de recursos e atrativos turísticos com identidades semelhantes de determinada região, de forma que lhe dê característica temática ou específica que facilite sua comercialização no mercado turístico.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança