• Secretaria de Saúde alerta para ausência de pacientes em consultas médicas

Secretaria de Saúde alerta para ausência de pacientes em consultas médicas

02 Jul, 2020 13:51:27 - Saúde

Siderópolis (SC)

Nos últimos meses, mais de 15% dos moradores de Siderópolis que agendaram consulta médica com especialista, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (Cisamrec), não compareceram no dia agendado para o atendimento. O índice de faltas é semelhante no agendamento feito para a realização de exames médicos.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Siderópolis, de 15 de março até o dia 30 de junho, foram feitos 1.078 agendamentos para consultas médicas. Desses, 185 pacientes não compareceram. No mesmo período, foram agendados 396 exames e 73 pacientes não apareceram para realizar o procedimento.

“Os pacientes são lembrados da consulta médica ou do exame, por meio de ligação. Muitas vezes, eles não atendem. Então, solicitamos as agentes de saúde para irem nas casas dos moradores para alertarem sobre a data da consulta. Mesmo assim, temos esse percentual bastante alto de pacientes faltantes”, destaca a responsável em Siderópolis pelo setor de agendamento de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), Denise Tomasi.

A falta de pacientes ainda compromete o andamento da fila de espera para consulta ou realização de exames, fazendo com o que o prazo entre o agendamento e o atendimento se prolongue por um tempo maior. “A fila não anda. Porque é preciso a confirmação da falta, depois buscar as guias e a Regulação dar baixa no sistema, para somente, então, conseguir agendar outro paciente. Ainda existe a questão do tempo perdido com o trabalho realizado em vão”, ressalta Denise.

A data da consulta ou exame é definida conforme a urgência com cada paciente necessita de atendimento. “Antigamente, era feito pela ordem cronológica, conforme o dia em que o paciente chegava para agendar. Agora, a Regulação é feita por uma médica da Prefeitura de Siderópolis, que avalia a prioridade. Se ela definir como vermelho, que é o paciente que necessita com mais urgência, em menos de 30 dias a consulta é agendada”, informa a responsável pelo agendamento de TFD.

Entre as especialidades oferecidas aos moradores, estão consultas com: cardiologista, endocrinologista, infectologista, ortopedista, pediatra, psiquiatra e otorrinolaringologista. Já os exames mais procurados são: ultrassom, eletrocardiograma, ressonância magnética e tomografia.

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE