• Secretaria de Assistência Social de Urussanga remaneja alimentos para associações

Secretaria de Assistência Social de Urussanga remaneja alimentos para associações

03 Mar, 2021 12:51:07 - Geral

Urussanga (SC)

Nesta última semana, a Secretaria de Assistência Social, seguindo o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)/Conab e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) remanejou alimentos oriundos deste programa, para as associações de Urussanga.

O PAA, criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, é uma Política Pública e tem como finalidades básicas promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

O Programa é específico para grupo formal (Cooperativas). Foi lançado edital e a COOFASUL (Cooperativa Familiar Agroindustrial Sul catarinense) inscreveu a proposta em junho do ano passado. Esta proposta foi contemplada no final de 2020 e, em fevereiro, foi autorizado a fazer as entregas.

O Fundo Municipal de Assistência Social vai ser a unidade recebedora e esta que vai fazer o remanejamento dos alimentos. Sendo 70% para o Fundo Municipal de Assistência Social e 30% para as escolas.

Para efetivar esse processo, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar através da COOFASUL com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, e também, aos que são atendidos pela rede socioassistencial e pela rede pública de ensino.

Para participar do programa os agricultores precisam estar com a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) em dia, e ser sócios da cooperativa (COOFASUL).

O PAA, abrange 29 agricultores familiares e os produtos serão entregues até novembro de 2021.

Segundo a diretora de Assistência Social Rosane de Brida Benedet esses alimentos oriundos da agricultura familiar, é de suma importância: “neste momento de pandemia, o incentivo ao agricultor contribui para fortalecer a renda dos produtores rurais”, finaliza Rosane

Até o momento, foram entregues alimentos para  a Secretaria Municipal de Educação, Hospital Nossa Senhora da Conceição e Paraíso da Criança. Posteriormente serão entregues cestas básicas complementares.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança