Secretaria da Saúde entrega cadeiras de rodas no Centro Catarinense de Reabilitação

28 Jun, 2018 09:57:45 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou nesta terça-feira, 26, 37 cadeiras de rodas motorizadas para pacientes do Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), em Florianópolis. Os beneficiados vieram de diversas regiões do Estado e esta segunda entrega do ano praticamente zera a fila de espera pelos equipamentos, segundo a gerente do CCR, Cristiane Lima Carqueja.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, participou do ato e enalteceu a importância das cadeiras motorizadas para locomoção de pacientes que, por motivos adversos, perderam o movimento das pernas. “Estas cadeiras proporcionam mais conforto e facilidade aos usuários. Estamos muito satisfeitos em poder participar deste momento com vocês”, ressalta. Em 2018 foram entregues mais de 60 cadeiras de rodas motorizadas. Agora, conforme a gerente do CCR, os que esperavam já foram contemplados e as próximas cadeiras serão entregues conforme o fluxo de novos pedidos. O investimento foi de mais de R$ 180 mil.

Pela primeira vez tendo a chance de experimentar uma cadeira motorizada, Luiz Humberto da Silva considera o equipamento um presente de aniversário. O morador de Florianópolis completou 55 anos nesta semana. "Ajuda bastante. A pessoa fica mais independente. Ele perdeu o movimento do lado esquerdo do corpo depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC)", conta o irmão, Jorge Luiz da Silva.

Depois de cerca de oito horas de viagem, de Chapecó a Florianópolis, Amarildo Mendes, 52 anos, finalmente pegou a nova cadeira. Um acidente de trabalho há 10 anos o deixou incapacitado. "Nunca tive uma cadeira de rodas motorizada. Minha esposa trabalha o dia todo e fico sozinho em casa. A cadeira vai me ajudar muito na locomoção e também para ajudá-la nos afazeres", comemora.

Vinda de Tijucas, Suzani Dalvina Pereira, 36 anos, teve paralisia aos três dias de vida e nunca chegou a andar. A cadeira motorizada tem representado mais qualidade de vida. "Minha primeira cadeira motorizada estragou e é muito cara. Conseguimos esta nova graças ao CCR. É muito boa, nos deixa bem mais independentes", avalia. "O CCR nos orientou bem", elogia a irmã, Jaqueline Dalvina Pereira de Oliveira.

Do Sul do Estado, a psicóloga da Secretaria de Saúde de Orleans, Elaine Canever, 35 anos, há mais de 20 anos utiliza cadeira de rodas. A recebida nesta terça-feira foi a sua segunda cadeira motorizada conquistada por meio do CCR. "O pedido foi feito lá em Orleans mesmo, e eles nos encaminharam para cá. Este é um programa muito bom do governo estadual e muitas pessoas não sabem que existe. É importante a divulgação", enaltece.

A primeira cadeira motorizada de Elaine começou a apresentar problemas, devido aos anos de uso, e o CCR recomendou uma nova. "Esta é toda anatômica. Os fisioterapeutas ajustam conforma a necessidade de cada paciente", complementa Elaine, que consegue se locomover sozinha pela cidade.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE