• Secretaria da Justiça apresenta agentes penitenciários

Secretaria da Justiça apresenta agentes penitenciários

12 Mai, 2016 00:00:00 - Segurança

Criciúma (SC)

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania apresentou nesta quinta-feira, 12, em Criciúma, 48 novos agentes penitenciários, técnicos administrativos, psicólogos e assistentes sociais que irão atuar a partir de maio na Penitenciária Sul e no Presídio Santa Augusta. 

Durante a cerimônia também foram empossados os novos gestores do Presídio Masculino de Tubarão, Milton de Oliveira Rech, e do Presídio Regional de Criciúma, Maira de Aguiar Montegutti.

“A partir de aulas teóricas e práticas do Curso de Formação, os novos agentes receberam capacitação e treinamento adequado, e agora irão somar um grande reforço no quadro do efetivo das unidades, destaca a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca. “A capacitação é uma das conquistas de nossa gestão e foi concebida para desenvolver habilidades necessárias ao desempenho das atribuições”, complementa a secretária.

O Curso de Formação Inicial tem um total de 248 horas e entre as orientações estão as rotinas administrativas das unidades prisionais, direitos humanos, defesa pessoal, legislação, sistema de informação penitenciária, uso progressivo da força e técnicas para uso de armamento não letal.

Com foco no treinamento e na qualificação, a capacitação realizada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio da Acadejuc (Academia de Justiça e Cidadania), é considerada referência no Brasil. “Outros estados da federação já manifestaram interesse em possuir o mesmo formato de treinamento para capacitação dos agentes penitenciários. Países como Paraguai e Equador também se estão interessados”, conta o diretor da Acadejuc, Rafael Fachini.

Além dos cursos de formação, a Acadejuc ainda oferece aos funcionários de carreira outras modalidades de capacitação, como os cursos de instrutores para agentes penitenciários já formados. Cada região tem uma necessidade diferenciada e a Acadejuc procura atender a esta demanda.

Participaram da solenidade o Secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande; o Defensor Público, Diego Torres, o diretor do Deap, Edemir Alexandre Camargo Neto, o diretor da Acadejuc, Rafael Fachini e demais representantes da SJC.

Presídio Santa Augusta - 18 servidores


11 agentes masculinos
3 agentes femininas
1 psicólogo
2 técnicos 
1 Assistente Social 

Penitenciária Sul - 43 servidores

28 agentes masculinos
5 agentes femininas
3 psicólogos
4 técnicos 
3 Assistentes Social

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE