• Sebrae/SC eleva a cultura empreendedora com programa

Sebrae/SC eleva a cultura empreendedora com programa

23 Mar, 2017 13:39:22 - Geral

Chapecó (SC)


Consolidada no País, a metodologia do Programa Educação Empreendedora (PNEE) é referência no oeste catarinense pelos expressivos resultados obtidos desde sua implantação, em 2014. A iniciativa conta com três soluções (Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, Crescendo e Empreendendo e Despertar). Somente com o JEPP, foram capacitados até o fim de 2016 mais sete mil alunos do ensino fundamental no oeste. O projeto inicia com a preparação dos professores, segue com aplicação aos alunos e encerra com uma feira de empreendedorismo, onde são demonstrados produtos e serviços produzidos durante as aulas. Voltado ao ensino fundamental, o programa atende escolas públicas municipais ou estaduais com a participação de alunos do 1º ano ao 9º ano. O objetivo é estimular a criatividade, a iniciativa e o pensamento crítico, incentivando os estudantes a sonharem e realizarem seus sonhos, ou seja, a serem protagonistas de suas próprias vidas.


Alinhado às diretrizes nacionais, o Sebrae/SC promove ações junto aos municípios para adesão ao programa e credencia escolas e instituições para participar do JEPP. “Hoje, o JEPP é considerado referência pelos importantes resultados que observamos no desenvolvimento dos alunos e pelo significativo número de participantes”, enfatiza o gerente de atendimento individual do Sebrae/SC, Fabio Zanuzzi, ao comentar que, junto com o Crescendo e Empreendendo, o JEPP já atendeu mais de 45 mil alunos no Estado.


A coordenadora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC,Mariana Vitarelli, explica  que o JEPP instiga a criatividade e a inovação, aproveitando as potencialidades de cada município e escola. “Com o programa, os estudantes são estimulados a refletir, desenvolver atitudes e comportamentos empreendedores e, para isso, oferecemos todo o suporte necessário. Os feedbacks dos educadores nos mostram que o JEPP vem cumprindo seu papel de desenvolver o comportamento empreendedor e tornar os alunos protagonistas de suas próprias vidas”.


A coordenadora pedagógica do ensino fundamental do Sesc Chapecó, Evandra Schneider, enfatiza que 267 alunos do 1º ao 5º ano e do projeto ‘Habilidades do estudo’ participaram do JEPP em 2016. “Todos os anos, eles aguardam o programa com muita expectativa em função das atividades e dinâmicas diferenciadas que envolvem o espaço escolar e as famílias. É um projeto que deu certo e oportuniza evolução no ambiente escolar”, conclui.

O JEPP está estruturado em nove cursos independentes para cada ano do Ensino Fundamental.  São eles: O mundo das ervas aromáticas – 1º Ano, Temperos naturais – 2º Ano, Oficina de brinquedos ecológicos – 3º Ano, Locadora de produtos – 4º Ano, Sabores e cores – 5º Ano, Ecopapelaria – 6º Ano, Artesanato sustentável – 7º Ano, Empreendedorismo social – 8º Ano e Novas ideias, grandes negócios – 9º Ano.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança