• SEA anuncia novas liberações e interdições de cultivos de moluscos em SC

SEA anuncia novas liberações e interdições de cultivos de moluscos em SC

29 Ago, 2020 18:31:40 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A Secretaria de Estado da Agricultura (SEA), da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a liberação dos cultivos de ostras e mexilhões das localidades de Barra do Aririú, em Palhoça; Ponta de Baixo, em São José; e Barro Vermelho, em Florianópolis. Nessas áreas está autorizado retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras e berbigões.

A desinterdição acontece após dois resultados negativos consecutivos demonstrando que os produtos podem ser consumidos com segurança.

Está mantida a interdição nas localidades de Praia Alegre e Armação do Itapocorói, em Penha. Outras áreas foram interditadas nesta sexta-feira, 28: Perequê, Ilha João da Cunha e Araça, no município de Porto Belo. É proibido retirar e comercializar moluscos bivalves provenientes das localidades.

Interdição de áreas de cultivo de moluscos

Desde o dia 6 de agosto, algumas áreas de cultivos de moluscos bivalves vêm sendo interditadas devido à presença de ficotoxina Ácido Okadaico - também conhecida como toxina diarreica - acima dos limites permitidos. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

Monitoramento constante

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE