• SDE projeta investir em infraestrutura de transporte e qualificação profissional

SDE projeta investir em infraestrutura de transporte e qualificação profissional

06 Jan, 2022 19:03:07 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) começa  2022 focando em três pilares para estimular o crescimento de Santa Catarina: infraestrutura de transporte, energia, ensino e qualificação profissional. Para o secretário Luciano Buligon, a projeção da economia de Santa Catarina está encaminhada. “Os investimentos nesses pilares auxiliam para uma perspectiva de crescimento da economia aliado a alguns fatores, como o PIB alto, baixa taxa de desemprego e abertura de novas vagas”, destaca.

Na infraestrutura, a secretaria vai contribuir para o investimento em transportes, sejam rodovias, ferrovias, aeroportos e portos. A qualificação da mão de obra é outro pilar importante. A SDE tem a intenção de ofertar no ano de 2022, de forma gratuita, cursos para a capacitação de trabalhadores e profissionais para que estes estejam aptos para ocupar vagas de emprego e, consequentemente, diminuir ainda mais a taxa de desocupação.

Outro pilar é a energia, com destaque para a construção do Terminal Gás Sul (THS), na Baía de Babitonga, no porto de São Francisco do Sul. O investimento  terá capacidade de regaseificação prevista de 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que poderá ampliar em 179% a oferta do insumo ao estado.

Ainda em relação à energia, também há a implantação da Política Estadual de Transição Energética Justa, que deverá orientar a nova política estadual do carvão. O plano tem a finalidade de iniciar o processo de mudança da economia do sul do Estado criando energias alternativas, preservando empregos para a região.

Crescimento econômico e atração de investimentos

Além disso, a SDE continuará a promover o crescimento econômico gerando emprego e renda, por meio da continuidade de programas como o Juro Zero, que agora é uma política pública permanente, e o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (PRODEC) com o intuito de estimular a expansão das empresas em SC e atrair novos investimentos. Também continuidade do INVEST SC que foi criado em 2021 para atrair investimentos e incentivos a novos negócios.

Gente Catarina 

Todos os setores da SDE, principalmente a Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade, a Diretoria de Emprego e Renda e a Diretoria de Desenvolvimento Territorial darão continuidade às ações para desenvolver economicamente os 61 municípios com menor IDH no Estado.

Emprego e Renda - SINE/SC

Em 2022, por meio do Gente Catarina, municípios que fazem parte do programa passarão a contar com novas unidades do Sine Santa Catarina. O órgão também articula parcerias com empresas interessadas para qualificação de mão de obra com base na demanda das vagas oferecidas. O Sine Summer, caravana para divulgar vagas de emprego, deve ocorrer em janeiro, em Laguna.

Inovação

Em relação à inovação, há a previsão de entrega de mais Centros de Inovação, que estão com as obras em andamento. Além disso, haverá seis encontros presenciais dos gestores dos centros em diferentes regiões do estado. Ainda há a previsão de lançamento de livros que contam a história da Rede Catarinense de Centros de Inovação e das ações pela Inovação.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE