SCGás abre licitação para implantar rede isolada em Lages

08 Mai, 2017 10:58:08 - Economia

Lages (SC)

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) recebe até as 14h do dia 29 de maio os envelopes com as propostas para construção da rede de gás natural de Lages. A obra é o primeiro projeto de rede isolada de gás natural de Santa Catarina, e com essa iniciativa é possível antecipar o atendimento do gás natural à região, que conta apenas com o gás veicular, além de estimular a demanda pelo combustível para impulsionar a chegada da rede de gasodutos à cidade.

O Projeto Serra, que vai estender a malha de gasodutos até o município, está na quarta de suas seis fases e tem previsão de conclusão a partir de 2020. Diante desse cenário a construção de uma rede isolada apresentou-se como uma medida eficiente, graças à Resolução Nº075 da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) que permitiu a criação de projetos estruturantes para redes locais de distribuição de gás natural em Santa Catarina.

A rede isolada é um trecho de gasodutos desconectado da rede principal, que pode ser abastecido por veículos que transportam o gás da rede principal até o local. As opções para esse transporte rodoviário vão ser estudadas pela SCGÁS, para definir o modelo de maior viabilidade econômica. Os dois modelos básicos envolvem o uso de GNC (gás natural comprimido), a mesma tecnologia usada hoje para o fornecimento de GNV aos postos de combustível localizados fora da rede, ou GNL (gás natural liquefeito).

O início do abastecimento de gás natural em escala industrial é visto por lideranças empresariais como uma oportunidade para impulsionar o progresso da região e do Estado. Um exemplo disso é o fato de que a Associação Empresarial de Lages (Acil) e aFederação das Associações Empresariais de Santa Catarina entraram em contato com o Governo do estado pedindo a garantia do projeto de atendimento a cidade. 

O presidente da Acil, Sadi Montemezzo, cita no pedido a importância do "potencial de atender 250 indústrias da região" do Projeto Serra, argumentando em defesa de "um contínuo e sustentável crescimento econômico" e da "interiorização das oportunidades de crescimento e desenvolvimento".

O edital para quem deseja participar da licitação pode ser encontrado no site da SCGÁS

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE