SC Rural comemora formatura de jovens pescadores

14 Set, 2016 08:49:11 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Programa SC Rural incentiva o empreendedorismo entre os jovens pescadores e maricultores de Santa Catarina. Nesta quarta-feira, 14, acontece a cerimônia de formatura da primeira turma de jovens pescadores que passaram pelo curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo oferecido pelo Programa SC Rural. Desde março, 19 jovens, filhos de pescadores artesanais ou maricultores, dos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Balneário Camboriú, Piçarras, Penha, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e São João do Sul participam do curso no Centro de Treinamento da Epagri de Itajaí. A solenidade de formatura acontece às 13h30, no auditório da Epagri.

Durante o curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo, os alunos adquiriram conhecimento nas áreas de pesquisa, ambiental, gerencial, humana e financeira. Os jovens têm entre 18 e 29 anos e, ao final do aprendizado, elaboram projetos de investimentos individuais ou comunitários. As melhores propostas são selecionadas e recebem apoio financeiro do SC Rural, com contrapartida do pescador ou maricultor, para serem executadas.

O curso de Liderança é organizado pela Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em todos os Centros de Treinamento distribuídos no estado. Até o final deste ano, a expectativa é de que aproximadamente 1.500 jovens sejam capacitados.

A formação de jovens agricultores é uma ação do Programa SC Rural e objetiva estimular a liderança, desenvolver iniciativas, oportunizar a inserção do jovem no mundo digital e nas redes sociais, além de consolidar a consciência ambiental nos processos produtivos, no lazer e na cultura local. Durante os cursos, os participantes conhecem novas tecnologias e desenvolvem iniciativas que agregam valor aos produtos da agricultura familiar.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE