• SC ganha visibilidade entre investidores nacionais e internacionais

SC ganha visibilidade entre investidores nacionais e internacionais

27 Out, 2017 09:53:59 - Geral

Santa Catarina 

A imagem de Santa Catarina como Estado líder em competitividade na área internacional no Brasil foi reforçada durante o Santa Catarina Day, evento destinado a mostrar os potenciais de negócios no Estado para representantes consulares, de câmaras de comércio, de escritórios de apoio a investidores e para empresários nacionais e internacionais. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 26, em São Paulo, com organização da Investe SC, a agência público-privada catarinense para atração de investimentos.

“Tivemos muito sucesso ao reunir, em um evento dinâmico, um público altamente qualificado. Com todo certeza, o Santa Catarina Day colocou o Estado em uma posição de destaque no radar daqueles que querem investir no Brasil”, avaliou o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, que apresentou um panorama socioeconômico de Santa Catarina.

O secretário adjunto da Fazenda, Renato Dias de Marques Lacerda, falou aos participantes sobre o cenário fiscal catarinense e destacou o estudo da Endeavor, publicado pelo Revista Exame, que coloca Santa Catarina como o Estado que menos alterou as regras de ICMS nos últimos anos. “Temos dito que Santa Catarina é a escolha de muitos investidores na retomada do crescimento do Brasil. O interesse demonstrado no Santa Catarina Day é um termômetro muito positivo para as nossas perspectivas”, disse Lacerda.

Além de Virmond e Lacerda, também conversaram com os participantes o diretor de Relações Institucionais e Industriais da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Carlos Henrique Ramos Fonseca, que apresentou a força da indústria catarinense e a atuação da Investe SC; o presidente da SC Participações, Gabriel Ribeiro Vieira, que repassou os pontos fortes da logística do estado e oportunidades de investimento na área; e o presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado (FAPESC), Sergio Luiz Gargioni, que falou do ecossistema de inovação em Santa Catarina.

O evento reuniu cerca de 100 pessoas que atuam basicamente na capital paulista. Celso José de Souza, de uma consultoria empresarial com escritório em São Paulo, acredita que o formato do Santa Catarina Day oferece novas informações para a tomada de decisão por parte dos investidores. “Isso faz com que tanto empresários quanto empresas tenham mais conhecimento para levar, aos seus clientes, as novas oportunidades”, pontuou o consultor.

Um público chave para o sucesso do Santa Catarina Day foram os representante de consulados gerais de São Paulo, cuja atuação normalmente abrange Santa Catarina. Representante do governo britânico no evento, Jacqueline Nakamura, elogiou a integração dos agentes catarinenses no esforço de atração de investimentos. “Saímos com uma percepção melhor principalmente de como estão atuando de forma integrada. Isso passa segurança e uma confiabilidade maior para levar investidores ao Estado”, elogiou.

Instituições do governo estadual e Fiesc se uniram em 2015 para formar a Investe SC, a primeira agência de atração de investimentos público-privado do Brasil. Desde então, todo o processo de atração de investimentos para o Estado é conduzido em grupo pelas secretarias da Fazenda, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Assuntos Internacionais e da Comunicação, SC Par, Fiesc e da própria equipe agência.

Este grupo organizou Santa Catarina Day. Segundo o coordenador da agência, Guillermo Antonio Davila Calle, o evento acompanha os eixos estratégicos da Investe SC: mostrar Santa Caterina para os empresários do Brasil e incentivar projetos de investimento. “Foi um evento exitoso pelo resultado e pelo feedback bem importantes de nossos clientes, empresários e também os nossos parceiros. A Investe SC, como time, desenvolveu ainda mais a sua capacidade de articulação e habilidade trabalho em equipe”, comemorou Calle.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/RAFAEL PAULO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança