• SC estreita relação com a Capes para formação de professores

SC estreita relação com a Capes para formação de professores

28 Mai, 2019 15:41:30 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, recebeu nesta segunda-feira, 27, o diretor de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Lenuzza. Na oportunidade, foram realizadas visitas em escolas da rede estadual de Florianópolis que ofertam programas com jornada ampliada.

Em visita ao Instituto Estadual de Educação (IEE), foi apresentado o laboratório de tecnologia contemplado por lousa digital, equipamento considerado diferencial na rede. “Com o laboratório de tecnologia, demonstramos a necessidade de investimento em bolsas para formação docente. Ficamos satisfeitos em saber que nossa relação com a Capes pode ser ampliada, o que é bom para a Educação de todos os catarinenses”, declarou Uggioni.

Uma das visitas foi realizada na EEB Dom Jaime Câmara com o objetivo de conhecer práticas do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti), desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna em Santa Catarina. “Mais importante do que o tempo integral é a educação integral, que vincula a condição socioemocional à da aprendizagem didática. Em três anos de iniciativa no país, na comparação com outras escolas, conseguimos perceber que há redução da evasão e melhor aproveitamento escolar onde há ensino médio integral”, destaca o diretor Carlos Lenuzza.

O diretor da Capes ressaltou, ainda, que a continuidade da parceria da Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina com o Instituto Ayrton Senna é exemplo para que o modelo Emiti chegue a outras redes estaduais no país.

O gerente de Projetos de Educação do Instituto Ayrton Senna, Helton Souto Lima, levantou pontos fortes da trajetória da instituição em Santa Catarina: “O Emiti é a oportunidade de o instituto de trabalhar em uma escala muito maior o seu modelo de educação integral em tempo integral para o Ensino Médio. O engajamento em Santa Catarina é muito grande e, nesta gestão, percebemos um potencial ainda maior, pelo foco da Secretaria de Estado da Educação no resultado em aprendizagem, gestão, parcerias e inclinação para solucionar desafios”.

Sobre a Capes

A Capes faz parte do Ministério da Educação e tem como responsabilidade a expansão e consolidação da pós-graduação das instituições de ensino superior, além de ampliar as formações de professores da educação básica.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE