Save The Date promove conscientização sobre preservação dos rios

21 Nov, 2018 13:56:29 - Variedades

Tubarão (SC)

Para comemorar o Dia do Rio, será realizado o evento Save The Date, organizado pelo curso de Ciências Biológicas. A iniciativa faz parte da Agenda Verde, cronograma de eventos realizados durante o ano relacionados ao meio ambiente. O evento acontece no nesta quinta-feira (22), encerrando as atividades deste ano.

O Save The Date tem o objetivo de proporcionar a conscientização sobre a proteção do meio ambiente, através da temática serviços ecossistêmicos gerados pelos rios.

Segundo a doutora em Ciências Ambientais, Andreia Castelo Branco, os serviços ecossistêmicos gerados pelos rios são todos os benefícios oferecidos aos seres humanos. “Por exemplo, água para beber e para irrigação de plantações, ambiente para recreação (como banho de rio e rafting), entre outros”, esclarece.

Para auxiliar na preservação dos rios, as pessoas podem ajudar na recuperação de matas ciliares, não despejar resíduos nos rios sem o devido tratamento, sejam eles de origem doméstica ou industrial, cercamento de matas ciliares para evitar que o gado cause assoreamento do rio, além de não desmatar a área nascente.

Para Andreia, os serviços ecossistêmicos são importantes para os seres humanos, pois são responsáveis por sustentar e criar a vida humana. “Sem eles é impossível a espécie humana existir”, afirma.

Save The Date

O evento será iniciado ás 9h, no Salão Nobre. Neste horário, estarão presentes estudantes da educação básica da região, assim como índios membros da tribo Tupi Guarani de Imaruí. A iniciativa visa lançar o jogo educacional River Hero, além da realização do Abraço do Rio Tubarão.

Já estão confirmados 150 estudantes das escolas para participar do lançamento do jogo. As inscrições podem ser realizadas na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat)

No período vespertino, haverá a palestra “Os serviços ecossistêmicos gerados pelos rios”, com a doutora em ciência ambiental, Andrea Castelo Branco. O evento será iniciado ás 14h, no Bloco Pedagógico (D), auditório 211, no Campus Tubarão. O Dia do Rio é comemorado no dia 24 de novembro.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal