• Saúde por meio de atividades físicas é tema abordado

    Professor ressalta que sedentarismo não é um comportamento natural

Saúde por meio de atividades físicas é tema abordado

30 Set, 2016 09:12:19 - Saúde

Criciúma (SC)

O Café com Ciência – uma parceria entre a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – chegou na sua sexta edição na noite dessa quarta-feira, dia 28. Exercício físico e saúde foi o tema do encontro que teve o professor/doutor, Ricardo Pinho, como palestrante. O professor ressaltou a importância de o cidadão ter uma vida mais ativa, mostrou dados alarmantes sobre o sedentarismo, esclareceu dúvidas e aplicou uma atividade que mediu o grau de atividade física praticada por cada participante.

Segundo Pinho, o sedentarismo não é um comportamento natural, muitas pessoas colocam a falta de tempo como o maior impedimento para não fazer o exercício, mas os que não tem tempo mais cedo ou mais tarde sentirão as consequências. Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo contribui para 3,2 milhões de mortes no mundo.

Além disso, o estilo de vida contemporâneo corresponde a 54% do risco de morte por doenças cardiovasculares, 50% por acidente vascular cerebral, 37% por câncer e, no total, por 51% do risco de morte de um indivíduo. Ainda de acordo com o professor, 45,9% da população é sedentária, outros 28,5% praticam algum tipo de atividade física e 25,6% é praticante de esporte.

“Temos praticamente a metade da população sedentária, isso é muito grave. As mudanças do mundo contemporâneo estão fazendo com que as pessoas fiquem mais sedentárias. As novas mídias impedem que os indivíduos saiam de casa, por exemplo. A atividade física que antigamente era rotineira agora é coisa do passado. O cidadão não pode esquecer que o exercício físico é um grande instrumento de prevenção e tratamento de doenças e de promoção a saúde”, frisa.

Os assuntos tratados no Café com Ciência são os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc e são transmitidos de forma que possam contribuir para a vida diária das pessoas. O próximo encontro será realizado no mês de outubro. O cronograma de palestras segue até o mês de novembro.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE