• Saúde e segurança dos trabalhadores rurais são prioridades

Saúde e segurança dos trabalhadores rurais são prioridades

09 Mar, 2017 15:18:34 - Geral

Rio Negrinho (SC)

Eles controlam insetos, doenças ou plantas daninhas que causam prejuízos às plantações. Os agrotóxicos devem ser usados de maneira correta e segura. Pensando na saúde e no bem-estar dos produtores rurais catarinenses que, frequentemente, fazem uso desse material, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove mensalmente o curso de Saúde e Segurança no Trabalho com Agrotóxicos.

Recentemente o treinamento foi ministrado em Rio Negrinho, no norte do Estado. De acordo com a supervisora do Senar/SC na região, Carine Weiss, o objetivo foi apresentar aos produtores as medidas básicas de segurança no trabalho com agrotóxicos.

O curso foi ministrado pelo prestador de serviço em instrutoria, Maicon Diego Duffecky, que trabalhou com os produtores as medidas de segurança em cumprimento ao item 31.8.8 – Agrotóxicos, Adjuvantes e Produtos Afins, da Norma de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvinicultura, Exportação Florestal e Aquicultura.  

Também foram abordados conceitos, características e formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos, as consequências do uso inadequado do pesticida, sinais e sintomas da intoxicação. “São necessárias algumas medidas básicas de segurança durante o manejo de agrotóxicos, o uso de vestimentas adequadas, equipamentos de proteção pessoal e de limpeza são fundamentais”, destacou.

Duffecky também orientou sobre a importância da manutenção das roupas e dos equipamentos para evitar que os produtores tenham qualquer tipo de contato indevido com os agrotóxicos. “Todas as medidas de segurança devem ser tomadas antes de qualquer atitude. Prezamos pela saúde dos trabalhadores rurais e, por meio do treinamento, tentamos dar dicas que minimizem quaisquer riscos”.

Segundo o prestador de serviço em instrutoria, também é importante que os produtores tenham conhecimentos básicos sobre os primeiros socorros e a maneira correta e segura na aplicação, transporte e armazenamentos dos pesticidas. “Até mesmo a destinação final das embalagens vazias deve ser feita com cuidado. Nossa preocupação é com a saúde e a qualidade de vida do produtor rural”, finalizou.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE