• Saúde e segurança do trabalhador são debatidos

    Aliança Saúde Competividade objetiva consolidar e priorizar as necessidades das indústrias relacionadas ao tema

Saúde e segurança do trabalhador são debatidos

20 Out, 2016 10:34:13 - Geral

Criciúma (SC)

Criciúma foi a terceira cidade a receber o Workshop Aliança Saúde Competividade, iniciativa que tem como objetivo principal o engajamento de líderes de diversos setores para estabelecer ambientes de trabalho seguros e saudáveis, favoráveis ao desenvolvimento humano. O projeto, desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI e com o apoio do IEL, passará pelas 16 regionais da FIESC em Santa Catarina.

No workshop desta tarde, os representantes empresariais apontaram os principais desafios no seu setor, e, posteriormente, consolidaram e priorizaram as diretrizes que contribuem para a criação de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis na indústria. De acordo com o sócio da empresa 3eng, que conduz os workshops, Roberto Campos, todas as soluções apontadas serão reunidas em um compilado, sendo que cada regional terá o seu documento.

Esta mesma metodologia será realizada em todas as regionais, que tem previsão para término no fim do mês de abril de 2017. De acordo com o superintendente estadual do SESI, Fabrizio Machado Pereira, Santa Catarina tem uma diversidade muito ampla de setores, sendo preciso ações regionais. Com esta iniciativa esperam-se três grandes resultados. O primeiro são as contribuições da indústria para que a saúde se torne uma agenda estratégica, tendo uma visão de todo o Estado.

“A segunda é o conjunto de propostas de políticas ou programas que poderemos fazer com os pares da aliança, como o poder judiciário, executivo e legislativo. Vamos dialogar também com as universidades, as lideranças dos trabalhadores e com as próprias empresas”, destaca.

Já a terceira saída é um conjunto de propostas de projetos estruturantes que a FIESC e suas entidades: SESI, SENAI e IEL vão acabar desenvolvendo. “Portando, temos missão para o Sistema FIESC, entre os pares da aliança e, além disso, a proposta para a sociedade do que a indústria pensa e fará para melhorar esse quadro da saúde e segurança do trabalhador no Estado”, frisa.

Segundo o representante do Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Criciúma (Sindiceram), Ênio Coan, é muito importante este tipo de evento de troca de informações sobre a saúde do trabalhador. “A saúde do funcionário traz resultados para as organizações. É essencial para a empresa que o trabalhador se sinta bem, assim como é fundamental o colaborador se sentir amparado no seu ambiente de trabalho”, comenta o participante.

O vice-presidente regional Sul da FIESC, Diomício Vidal, que também participou do workshop, destaca que o alto nível de afastamento de funcionários das organizações no mundo atual faz com que iniciativas como estas sejam essenciais. “Ainda mais em Criciúma onde temos o Centro de Promoção da Saúde do Trabalhador do SESI, frequentado por centenas de pessoas e que é referência em todo o Estado”, frisa. A diretora regional do SESI Criciúma, Jovilde Parisoto, também acompanhou o workshop desta tarde.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança