• Saúde e bem-estar também se aprende na escola

Saúde e bem-estar também se aprende na escola

25 Nov, 2016 16:26:29 - Educação

Chapecó (SC)

Comprometida com o desenvolvimento sustentável da comunidade local, nas esferas social, ambiental e econômica, a Unimed Chapecó, por meio do Instituto Unimed SC – Filial Chapecó, busca contribuir também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os itens: 03 – Boa saúde e bem-estar; 04 – Educação de Qualidade; 17 – Parceria em prol das metas.
Desta forma, desde 2012 desenvolve o Programa Viver Bem na Escola que, em 2016, contemplou três escolas municipais do campo: EBM Nova Aurora, EBM Linha Almeida e EBM Goio-Ên, beneficiando mais de 100 alunos de 1ª a 5ª série do ensino fundamental.

“O planejamento do ano incluiu capacitação dos profissionais da educação das unidades escolares nos temas Primeiros Socorros e Prevenção e Combate a Incêndio, atendendo 14 professores. As três escolas foram contempladas com kit de primeiros socorros composto por itens básicos para um primeiro atendimento, caso haja algum acidente na escola, enquanto o socorro especializado não chega”, explica a assistente social da Unimed Chapecó, Juciele Wrublewski.

Com os alunos, foi trabalhado de forma dinâmica e descontraída assuntos referentes à alimentação saudável, prevenção de acidentes no trajeto, escola e lar. As atividades do programa foram encerradas com a confecção de cartazes sobre os temas abordados no decorrer do ano. Os trabalhos foram fixados em cada escola para visualização e conhecimento de todos os colegas e professores. Para reforçar o conteúdo e promover a integração, os alunos receberam um álbum de figurinhas para montagem, possibilitando a troca de materiais e informações entre si.

“Os gestores e professores das escolas atendidas terão a oportunidade de responder avaliação geral do programa a fim de contribuir com sugestões de melhorias das ações para o próximo ano, além de avaliar o impacto das atividades realizadas com os beneficiários finais, as crianças”, completou Juciele.
O Instituto Unimed subsidiou a recarga dos extintores de incêndio das unidades escolares para contribuir com a segurança escolar. O programa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Chapecó por meio da Secretaria Municipal de Educação.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Viver Bem na Escola tem por objetivo promover ações educativas para a prevenção e promoção da saúde e da qualidade de vida junto às comunidades escolares. Incentiva o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e fomenta uma análise crítica e reflexiva sobre os valores, condutas, condições sociais e estilos de vida. Busca fortalecer tudo que contribui para a melhoria da saúde e do desenvolvimento humano.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal