• Saúde de Siderópolis convida mulheres para exames

Saúde de Siderópolis convida mulheres para exames

05 Fev, 2019 16:35:05 - Geral

Siderópolis (SC)

O Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um convite especial para as mulheres no Dia da Mamografia, comemorado nessa terça-feira, 5. A data objetiva sensibilizar sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

No município é possível realizar o exame por meio de agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A mamografia deve ser feita anualmente por mulheres de 50 a 69 anos ou segundo recomendação médica, de acordo com o risco da paciente. Vale lembrar que o acesso ao exame gratuito pelo SUS é um direito de toda mulher.

“O câncer de mama tem cura se descoberto precocemente e a melhor maneira de detectar é a realização da mamografia. Quando é diagnosticado em fase inicial, as chances de cura podem chegar a 95%, por isso a necessidade do exame”, explicou a coordenadora da Atenção Básica na Secretaria Municipal de Saúde, Aline Brogni Vieira.

A mamografia permite detectar lesões ainda muito pequenas, na fase inicial do câncer, o que não é possível com o exame de toque. Quando comparado a qualquer outro exame, esse é o método mais eficaz, podendo influenciar na escolha do tratamento assertivo e menos agressivo para a mulher. Não existe no momento outro método que substitua esse exame, ainda que gere desconforto, uma das reclamações mais constantes. Por isso, não é possível postergar a realização do exame.

Mulheres com menos de 40 anos também devem realizar outros tipos de exames preventivos, como o autoexame e o exame clínico das mamas, realizado pelas enfermeiras durante a coleta de preventivo. Outro cuidado é observar qualquer alteração na mama. Sintomas como o aparecimento de nódulos, mudança no tamanho e forma, saída de secreções claras ou sanguinolentas e feridas na pele podem ser sinal para procurar sua Unidade de Saúde o quanto antes.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE