Saúde de municípios catarinenses fica sem verba do Estado

17 Out, 2016 10:52:19 - Saúde

Florianópolis (SC)

Secretários municipais de saúde dos municípios catarinenses se reuniram ontem (13) à tarde  no Hotel Castelmar, em Florianópolis, juntamente com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).  A CIB é o fórum de negociação entre o Estado e os municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), e é composta paritariamente por nove representantes da SES e por nove do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Na pauta da reunião havia várias deliberações a serem aprovadas, mas o principal assunto era o atraso do pagamento do Governo do Estado aos municípios, no valor de R$ 101 milhões aproximadamente, valores esses referentes aos cofinanciamentos estaduais aos municípios e que estão atrasados, em média, há 7 meses. “O secretário não deu prazo algum. Apenas disse que não tem dinheiro e que não vai pagar”, relata o Secretário de Saúde de Criciúma, Vitor Benincá.

Segundo o secretário, sem o recurso a cidade ficará com uma série de serviços comprometidos. De acordo com Benincá, só Lages, terra do Governador, é que vem recebendo os recursos. “Fizemos todo um planejamento contando com esse dinheiro, reduzimos custos em mais de 1 milhão em folha/hora extra, enxugamos a máquina e ainda o município não recebe os devidos valores. Faltam valores de remédios, caps, atenção básica, nasf, odontologia. Temo pelo futuro”.

RÁDIO DIFUSORA 910/AM

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal