• Saúde de Cocal realiza campanha de carnaval

Saúde de Cocal realiza campanha de carnaval

23 Fev, 2017 13:58:15 - Saúde

Cocal do Sul (SC)

Apesar de não realizar as tradicionais festas de carnaval, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul orienta a população para que fique atenta à prevenção e caiam na folia com responsabilidade. Nesta sexta-feira, 24, a equipe de saúde estará realizando a distribuição de camisinhas e material educativo no Posto da Polícia Rodoviária aos motoristas, no período da manhã.

“Nosso objetivo é conscientizar a população. No Brasil, 260 mil pessoas sabem que tem HIV e não se tratam. Estima-se ainda que 112 mil tenham o vírus e nem sabem. A população precisa se prevenir o ano todo, principalmente durante o Carnaval, período conhecido por sua alegria e também pelo aumento das relações sexuais desprotegidas. Além disso, há o abuso de álcool e drogas que pode fazer com que as pessoas tenham comportamentos de riscos e fiquem mais vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis (DST), como o HIV, HPV, sífilis, hepatites, tricomoníase, clamídia, gonorreia e herpes genital”, alerta a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez.

O uso da camisinha ainda é o método de prevenção mais eficaz, de fácil uso e disponível gratuitamente nas unidades de saúde do município. Estudiosos apontam que o Brasil vive atualmente um reaparecimento da sífilis e um possível aumento do índice do vírus HIV. “As novas gerações estão iniciando sua vida sexual mais cedo, com maior número de parceiros e utilizando com menor frequência o preservativo. A proteção também deve ser utilizada para quem é portador do vírus do HIV, porque além de prevenir a transmissão de outras DST que prejudicam ainda mais o sistema imunológico, previne a reinfecção pelo vírus da AIDS”, ressalta Sinara.

O programa Municipal de DST/HIV/Hepatites Virais, vinculado às Unidades de Saúde, oferece teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C de segunda a sexta-feira. O resultado fica pronto em alguns minutos e é gratuito e sigiloso. Não é necessário o encaminhamento medico para realizar o teste rápido.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança