• Saúde de Cocal expõe pulmão de fumante há 30 anos

Saúde de Cocal expõe pulmão de fumante há 30 anos

30 Ago, 2016 10:14:43 - Saúde

Cocal (SC)

O Brasil celebra nesta segunda-feira, 29, o dia Nacional de Combate ao Fumo. Para conscientizar e alertar a população de Cocal do Sul, a equipe da Secretaria de Saúde realizou uma ação na Praça Central que integra uma série de atividades de combate ao vício. Entre elas esta a exposição de um pulmão de fumante há 30 anos. A aposentada Zenir Mattias de Jesus ficou impressionada com as consequências do cigarro. “A gente sempre ouve falar, mas ver assim ao vivo é preocupante. Meu marido, com 81 anos, fumou desde a adolescência e hoje está enfrentando os problemas decorrentes deste péssimo hábito. E o médico já disse que o pulmão dele está assim, todo escuro”, observa. 


O pulmão de uma pessoa que não fuma é de textura rósea, que com o passar do tempo pode ter alguns pontos escuros, conseqüente da poluição urbana. Ele é ainda de uma textura elástica, facilmente depressível ao se tocar e volta a sua forma em seguida. Já o de fumante é bem escuro, possui rigidez, causando dificuldade em sua expansividade e tem dificuldade para se encher e esvaziar. Comparativamente, o pulmão do fumante é como uma bucha vegetal, que é rígida, e o do não-fumante como uma esponja de espuma.

Durante a manhã, dentista, enfermeiro, profissional de educação física, agentes de saúde e técnicos atuaram na prevenção e orientação. Exames de glicemia, pressão e IMC foram realizados. “Sabemos da importância da prevenção, por isso precisamos informar e mostrar para que possamos conscientizar. Nosso objetivo é reduzir a prevalência de fumantes. Além da prevenção, atuamos com o programa de antitabagismo. Dos 100 participantes, 60% pararam de fumar. Contudo, o índice no país ainda é bastante alto e precisamos trabalhar. Conforme informações do Ministério da Saúde um terço da população adulta fuma, sendo 11,2 milhões de mulheres e 16,7 milhões de homens. O governo federal tem como meta chegar a 9,1% de fumantes no país até 2020”, ressalta a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez.

Saiba mais sobre o cigarro

A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 7,7 mil substâncias tóxicas diferentes. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos contêm mais de 60 cancerígemos, como a nicotina, benzopireno, radioativas, agrotóxicos, solvente, metais pesados, como o chumbo e o Cadmo (um cigarro contem de 1 a 2 mg, que se concentram no fígado, rins e pulmões), níquel e arsênio.

Doenças

O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, como: hipertensão, infarto, angina e derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga e doenças respiratórias obstrutivas, como bronquite crônica e enfisema pulmonar.

O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso, o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e tuberculose. Ele também causa imponência sexual.

Estatísticas do cigarro:

· Nove mortes por hora.
· 80 mil por ano.
· 90% dos casos de câncer de pulmão. 
· 80% dos enfisemas pulmonares. 
· 25% dos infartos de miocárdio. 
· 40% dos derrames cerebrais. 
· 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas. 
· Quatro milhões morrem por ano. Fonte: FIOCRUZ


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança