Saúde da população negra e doença falciforme em debate na SST

18 Mai, 2017 14:44:44 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A saúde da população negra e a doença falciforme foram temas de um debate realizado na noite desta quarta-feira (17), no auditório Leonel Brizola, na sede da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), em Florianópolis. Detalhes das diretrizes para a política nacional de atenção integral às pessoas com doença falciforme e outras hemoglobinopatias foram apresentados pela palestrante Maria Cândida Queiroz, Coordenadora Geral de Sangue e Hemoderivados da Política de Atenção Integral às Pessoas com doença falciforme.

Ela explica que o objetivo é mudar a história natural da doença no país, reduzindo as taxas de morbidade e mortalidade, promovendo maior sobrevida com qualidade de vida para pessoas com a doença. “É a doença que o maior número de portadores e familiares apoiando os debates, defendendo seus direitos e construindo ações estruturantes que auxiliam na construção das políticas de defesa”, elogiou Maria Cândida. Esta doença genética e possui cerca de 500 portadores em Santa Catarina, conforme informações do coordenador estadual, Sandro Silva. “Com os debates estamos dando os primeiros passos para construir a saúde da população negra de Santa Catarina. Nós temos os números e a maioria nem sabe que tem a doença, muito menos qual o caminho da prevenção”, relatou ele.

A Diretora de Direitos Humanos da SST, Maria Elisa de Caro que representou o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin destacou a importância do diálogo esclarecedor sobre o tema. “Os alertas, os debates, as conversas são fundamentais para confirmar o início desta grande batalha. Sem estes passos, as políticas de defesa não podem ser implementadas”, pontuou ela.   

Levar ao governo ações propositivas sobre o tema ao governo é a sugestão do presidente do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (CEPA). O evento integra a programação da Semana Estadual da Saúde da População Negra, promovida pela SST, por meio da Coordenadoria Estadual da Igualdade Racial e do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (CEPA). Da equipe de Implementação da Coordenação Geral de Apoio à Gestão do Ministério da Saúde, Marcus Vinicius Barbosa Peixinho e Luana Andrade também palestraram sobre o tema.  Ainda na programação da semana, nesta quinta-feira (18), o assunto será tema de debate em Joinville, no auditório da Faculdade Bom Jesus (IELUSC). Na sexta-feira (19) a programação será encerrada com uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso para tratar os caminhos de implementação da política integral da Saúde da População Negra.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE